As Lições de Bogotá e Medellín. Do Caos à Referência Mundial

Evento irá mostrar como as cidades colombianas venceram a violência e criminalidade e se tornaram modelos de gestão pública

Na próxima sexta, dia 17 de abril, às 19h, acontece no auditório da CDL (Rua 25 de março, 882) a palestra "As Lições de Bogotá e Medellín". O evento irá mostrar como as cidades colombianas venceram a violência e criminalidade e se tornaram modelos de gestão pública. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

A palestra será ministrada pelo Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcante, autor do livro "As Lições de Bogotá e Medellín. Do Caos à Referência Mundial". O debate será moderado pelo secretário adjunto da Ciência e Tecnologia, Francisco Carvalho e contará com a participação da vice-governadora Izolda Cela, do presidente da Citinova, Tarcísio Pequeno e o sociólogo César Barreira (UFC) como debatedores.

O evento irá mostrar como as duas cidades colombianas conseguiram, em 15 anos, reescrever sua história, indo do topo do ranking das cidades mais violentas do mundo à referência em mobilidade, segurança e soluções urbanísticas para devolver o espaço público aos cidadãos. 

O que mais impressiona na experiência das cidades colombianas é que as soluções são simples, sem grandes sofisticações. A fórmula pode servir de inspiração para muitas cidades que enfrentam os mesmos problemas. A diferença para a realidade brasileira, segundo Murilo Cavalcanti, é que, por trás dessas soluções simples, "existe a vontade política de fazer com que as prioridades sejam observadas. O momento agora é de iniciar a custosa recuperação no caminho de cidades bem mais justas e sustentáveis do que as que temos hoje no Brasil, e que podem se beneficiar muito dos exemplos de Bogotá e Medellín".

"Jamais conseguiremos mudar nossa cidade apenas com intervenções físicas. A ciência e tecnologia devem estar envolvidas para que uma mudança real e duradoura seja possível. Uma das ações importantes em Medellín foi a criação de um museu interativo. Precisamos criar oportunidades para os jovens", avalia Francisco Carvalho.

O evento é uma realização da Ladrilho Arquitetura e Urbanismo e conta com o apoio da Secitece, FIEC, CDL, Prefeitura de Sobral e Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário