UFC + Universidade do Cabo Verde

Universidade de Cabo Verde e UFC se reúnem para ampliar parceria

"A parceria entre a UFC e a Universidade de Cabo Verde (UniCV) é muito profícua e queremos trabalhar novos projetos conjuntos", admitiu a Profª Judite Medina do Nascimento, Reitora da UniCV, que na manhã de hoje (18) foi recebida pelo Reitor Jesualdo Farias. Na reunião, ele reafirmou o propósito da Universidade em estreitar os vínculos com a instituição caboverdiana.

Um dos projetos conjuntos que estão dando excelentes resultados é o Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, implantado na UniCV com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFC, tendo à frente a Profª Vládia Pinto Vidal de Oliveira. O programa de mobilidade de professores e estudantes tem, atualmente, 20 bolsistas nas duas universidades.

A área de educação a distância é também de interesse da Universidade de Cabo Verde, que já deu os primeiros passos no sentido de implantar o sistema. Para tanto, está em estreito contato com o Prof. Henrique Pequeno (coordenador adjunto local da Universidade Aberta do Brasil), que deverá ir a Praia (capital do país africano) para conhecer o potencial da UniCV. A educação a distância é importante para o País formado por inúmeras ilhas, observou o Prof. Pequeno. O Reitor Jesualdo Farias ressaltou que a UFC Virtual, "sem falsa modéstia, é a melhor equipe do Brasil", lembrando ainda que está presente nos cinco continentes, uma vez que ministra cursos a distância para treinamento de funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

"São muitas as ideias para trabalhos conjuntos entre as duas universidades, mas entendo ser mais proveitoso executarmos três ou quatro projetos de impacto", enfatizou a Reitora da UniCV. O Prof. Gil de Aquino, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, também presente ao encontro, colocou-se à disposição para facilitar as negociações.

Compunham a comitiva da Reitora Judite do Nascimento os professores José Maria Semedo, do Departamento de Geografia, e Antonio Jandir Gomes, do Departamento de Engenharia Química e Biologia, "representantes da mais antiga e mais nova geração de pesquisadores", como destacou a Reitora. Jesualdo Farias, convidado por Judite do Nascimento a participar do encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP), a ser realizado em setembro deste ano em Praia, ficou de compatibilizar a agenda para comparecer ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário