Sinais: Prefeito acusa empresa de chantagem

A rede semafórica da cidade, conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), voltou a funcionar normalmente. A situação, que se agravou no Carnaval, foi contornada com o reforço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). No entanto, os ecos do problema ainda repercutem. Em entrevista ao jornal O Estado, o prefeito Roberto Cláudio acusou a empresa Novakoasin Equipamentos e Sistemas Ltda., responsável pela manutenção da rede desde o ano 2000, de ter feito chantagem com a gestão municipal.
Roberto Cláudio explicou que o contrato da prefeitura com a empresa foi concretizado na gestão de Juraci Magalhães. Quando a atual administração assumiu, havia uma dívida que foi questionada e não reconhecida na sua integralidade. “No início deste ano, a prefeitura decidiu romper o contrato e anunciou que faria uma nova licitação, como recomenda a legislação. Semanas depois, a empresa reclamou uma dívida de gestões anteriores. A prefeitura reconheceu o que foi realizado. O que não foi reconhecido tem que ser cobrado na Justiça. De repente, a prefeitura é surpreendida com um e-mail da empresa, ameaçando e dando prazo para abandonar a manutenção se a dívida não reconhecida não fosse paga. Nós entendemos isso como chantagem”, relatou o prefeito.
Diante do impasse, a prefeitura, explicou Roberto Cláudio, buscou proteger a manutenção da rede, pedindo o apoio do Detran. “Para nossa surpresa, a empresa, de fato, abandonou o serviço”.
Até o final de março será publicado o termo de referência para nova licitação. Enquanto isso, equipes do Detran realizam o reparo nos equipamentos.
Sabotagem
A segunda parte do problema culminou com o alto número de semáforos defeituosos durante o Carnaval. Na época, o diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), Eriston Ferreira, alertou para a possibilidade de sabotagem na rede semafórica da Capital.
Para Roberto Cláudio, a empresa não esperava que a gestão fosse buscar o apoio do Departamento Estadual de Trânsito. Segundo ele, a partir do momento em que o Detran assumiu a manutenção, fatos estranhos começaram a acontecer. “Em média, cinco sinais apresentam problemas por dia, dentro de um total de 705 semáforos. Contudo, mesmo com serviço de apoio do Detran, a média de semáforos com defeito subiu para 30 sinais por dia. Isso indicou que algo estava fora de controle. Então, foi suscitado pelo sindicato da AMC a possibilidade de a prefeitura ser vítima de sabotagem. De fato, essa possibilidade foi aventada pela prefeitura. Afinal, estávamos com mais equipes e manutenção do que antes. E, por essa razão, abrimos uma investigação junto com a Polícia Civil e Ministério Público”, revelou o gestor.
Conforme o prefeito, ele seguirá com as investigações até esclarecer se houve ou não sabotagem. “Como quem pagou o pato foi a população, eu tenho dito que vou até o final. Caso se confirme que houve sabotagem e que a gente possa descobrir quem, efetivamente, foi autor, nós vamos às últimas consequências judiciais para que os responsáveis paguem”, assegurou Roberto Cláudio.
Software
Em meio à crise, Roberto Cláudio informou que a prefeitura foi novamente surpreendida com a recusa da empresa em entregar o software necessário para a configuração dos controladores semafóricos em tempo real. “Eles afirmaram que o software foi entregue a gestão anterior, em 2011, mas não havia nenhum atestado de recebimento. Mesmo assim, como a prefeitura pagou, a obrigação da empresa é entregar outra cópia. Posso afirmar que isso é uma criação de obstáculos e constrangimentos para a nova licitação. Se não tivéssemos esse software, seríamos obrigados a comprar outro para a nova licitação, envolvendo aí um novo custo. Isso é absurdo. Acionamos a Justiça, que nos deu ganho de causa”, contou o prefeito.

Penso eu - Assim que as coisas começaram a acontecer, com defeitos pontuais em sinais de  transito de Fortaleza, este blog desconfiou. Aí tem coisa dissemos. Taí. Segundo RC15 era chantagem mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário