Receita Federal recebe 86.026 declarações no primeiro dia

O primeiro dia da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF-2015), ano-base 2014, foi marcado pelo recebimento de 86.026 declarações, encaminhadas pelos contribuintes à Receita Federal, até o fim da tarde de ontem. O encerramento do prazo para a realização deste procedimento acontece no próximo dia 30 de abril, quando a expectativa do Fisco será receber 27,5 milhões de documentos. É obrigada a apresentar a declaração a pessoa física residente no Brasil que recebeu, no ano passado, rendimentos tributáveis acima de R$ 26.816,55 – valor corrigido em 4,5% em relação ao do ano passado.
Ainda no período da manhã, a Receita admitiu que, no início do prazo para a entrega das declarações do IRPF-2015, ocorreu uma lentidão no site do órgão. De acordo com informações do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, através da assessoria de imprensa da Receita, o motivo teria sido o fato de um número elevado de contribuintes ter acessado a página para fazer o download do programa de declaração do IR. Como o programa é livre, a tendência, segundo Adir, era que vários portais disponibilizassem o programa ao longo do dia, como ocorreu em anos anteriores.

Prioridade
Têm prioridade para receber a restituição pessoas com mais de 60 anos contribuintes com deficiência física ou mental e com doença grave. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. Um programa com o passo a passo contendo cada etapa da entrega está disponível na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Basta o usuário clicar em cada ponto para obter mais detalhes.
No ano passado, 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração até o fim do prazo, número aquém dos 27 milhões de formulários estimados pelo Fisco. Em 2013, um total de 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento. Quanto antes o contribuinte enviar os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição, caso tenha direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário