RC15 e um papo com vereadores


Roberto Cláudio vai hoje à Câmara de Fortaleza
O Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) cumprirá duas agendas esta semana na Câmara Municipal de Fortaleza. A presença na casa legislativa foi confirmada pelo prefeito, ontem, em visita ao jornal O Estado. Hoje, o chefe do Executivo apresentará aos vereadores uma mensagem que diz respeito ao financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que permitirá fazer investimentos no Centro e na orla marítima da Capital. Já na próxima sexta-feira (13), RC estará na Câmara para tratar sobre a política de lixo do Município. “É exatamente pelo respeito que tenho por aquela Casa, pelo papel que julgo fundamental à democracia, que vou discutir com os vereadores essa mensagem oriunda do Executivo”, disse RC, criticando a fala de opositores que o apontam sem diálogo.

Provatur
Sobre a matéria, que permitirá investimentos no Centro e na Orla da Capital e que dependerá da Casa para que seja aprovada, o prefeito explicou que diz respeito ao Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza (Provatur), elaborado pela Secretaria do Turismo (Setfor), que prevê um investimento de cerca de R$ 1,1 bilhão para a requalificação do Centro-Histórico-Cultural de Fortaleza, com 50% de contrapartida da Prefeitura.
Segundo Roberto Cláudio, o Centro da Cidade está “abandonado” por erros e omissões acumuladas por décadas em Fortaleza. “A cidade foi meio que abandonando o Centro”, disse frisando que, a problemática do Centro não é de revitalização, mas de reocupação. “É de planejamento, de como dar ao Centro a capacidade de resolver os problemas atuais dos moradores de rua, insegurança, manutenção de espaços públicos e privados. Desde o começo da gestão, há um grande Plano Urbano para o Centro e há duas linhas de oportunidades de financiamentos para esse plano”, explicou.

PPP
Sobre o projeto, RC destaca que, no primeiro momento, os recursos serão destinados a investimentos físicos, para a valorização dos espaços públicos, como recuperação de praças, fachadas de prédios históricos e calçadas. Na segunda parte, o prefeito destaca uma grande operação urbana, viabilizada por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), onde deve ser criada uma empresa pública para administrar o Centro de Fortaleza.  “A ideia do Plano é garantir uma nova ocupação, que envolva habitação, nova ocupação comercial, estimulando hotelaria, economia limpa e, com esse dinheiro advindo da operação consorciada, continuar investindo no Centro”, frisou.
Além de o programa prever a requalificação de todos os prédios históricos, o prefeito explicou que também requalificará 41 quilômetros de vias, dentro do quadrilátero do Centro, Praia de Iracema, Moura Brasil e Jacarecanga, internalização de fiação, fechamento de ruas para a construção de grandes calçadões e a opção para o estacionamento subterrâneo.

E ainda
O Plano prevê ainda arborização do Centro, estudo da integração dos modais e do impacto ambiental, além da capacitação e formalização dos ambulantes e também a capacitação de 10 mil comerciários, entre os 50 mil que trabalham na área. “Enfim, a gente tem que fazer investimentos, para garantir, em médio prazo, uma nova ocupação do Centro de Fortaleza e novos investimentos em infraestrutura”, afirmou  o prefeito, dando conta de que a ação iniciará este ano, mas que ainda levará anos para a sua conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário