Projeto Universidade a Céu Aberto realiza quatro aulas públicas em março

A primeira aula do Universidade a Céu Aberto já é essa terça, no Titanzinho. Mais sobre o evento em: http://on.fb.me/1Grpz3V

A ADUFC Sindicato realiza 12 aulas públicas, mediadas por professores da UFC, em diferentes espaços públicos da cidade. São encontros semanais, em locais de trânsito, de convivência coletiva, aproximando o conhecimento científico da cidade. No mês de março, os temas transitam pelas questões ambientais, urbanas, pelo cinema e a cidade e pelos direitos humanos e as sexualidades.

O intuito do projeto, produzido em parceria com a ONG Mediação de Saberes, que em 11 anos tem concebido e realizado projetos como o Percursos Urbanos, é estimular a troca de saberes e difundir o pensamento científico a partir de intervenções inusitadas e sob o risco dos encontros de rua. O projeto também reflete a preocupação do sindicato com a degradação das condições urbanas e a precarização da vida comunitária.

Sem as instâncias de formação populares que foram fundamentais em diversos momentos históricos, o debate sobre a vida, o comum, facilmente se encaminha para o esvaziamento. A contribuição da ciência para a compreensão do mundo fica muitas vezes restrita aos meios universitários.

O Projeto Universidade a Céu Aberto propõe superar esses limites com encontros dialógicos que criam conexões entre linhas de pesquisa, os saberes populares e os contextos sócio-político-culturais onde as atividades educativas serão desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário