​Pesquisadores de Missouri (EUA) chegam à UFC para intercâmbio cultural e acadêmico

Oito estudantes de doutorado, mestrado e graduação da Missouri State University (EUA), acompanhados do Prof. Jeffrey Cornelius-White, da mesma instituição, chegam nesta quinta-feira (5), às 14 horas, ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará para um intercâmbio acadêmico-cultural de seis dias.

Eles são vinculados ao Departamento de Aconselhamento, Liderança e Educação Especial da universidade norte-americana, e, de 5 a 10 de março cursarão, em Fortaleza, a disciplina "Eficácia interpessoal: uma carreira interdisciplinar e interpessoal e curso de enriquecimento de vida no Brasil".

A disciplina será ministrada pelo Prof. Francisco Silva Cavalcante Júnior, coordenador do projeto de extensão Núcleo de Integração Somaestética (NISE), do Iefes. Com apoio de estudantes de Educação Física matriculados na disciplina "Corpo e literatura", a programação inclui aula de Introdução à Antropologia Cultural Brasileira, visita a escolas públicas e privadas de Fortaleza, aulas de danças folclóricas ministradas por integrantes do grupo de dança popular Oré Anacã (Iefes-UFC), participação no Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização (PRINTAR) de pacientes com câncer, visita ao Instituto da Primeira Infância (Iprede), dentre outras atividades.

"O objetivo geral é apresentar aspectos da cultura brasileira por meio da experiência dessa cultura, de palestras, mesas-redondas, atividades de contato corporal, diferentes do que há na cultura americana", explicou o Prof. Cavalcante, que já esteve à frente de outros intercâmbios semelhantes. Nesta quinta-feira, o grupo será recebido também pelo diretor do Iefes, Prof. Antonio Barroso Lima, e pela Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário