Os poderosos taxistas conseguem encantoar até a Prefeitura de Fortaleza

Um dia após a manifestação de taxistas, que fechou avenidas da cidade, a Prefeitura de Fortaleza anunciou o plano de combate aos transportes clandestinos, uma das principais reivindicações da categoria. Em reunião realizada, ontem, com representantes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Polícia Civil e Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi), ficou acertada uma ação conjunta de fiscalização.
O prefeito Roberto Cláudio destacou que a pirataria é um problema crônico na cidade e que precisa ser combatida imediatamente. “Temos, agora, novas iniciativas, com a Polícia Civil, e um conjunto de ações estão sendo organizados para serem implantadas de imediato. Além disso, a Seuma vai verificar todos os alvarás e serviços que deveriam funcionar como locadoras de veículo, mas estão, de forma clandestina, prestando serviços piratas de táxi”, explicou o prefeito.
Segundo o presidente do Sinditáxi, Vicente de Paula Oliveira, o saldo da reunião foi positivo para a categoria. “O prefeito aceitou nossa sugestão de aumentar o valor da multa para quem for flagrado exercendo a profissão ilegalmente. Ele vai enviar uma proposta à Câmara Municipal para aumentar a multa. Atualmente, o valor é de R$ 688. Nós sugerimos elevar para R$ 3 mil”, afirmou.  Conforme o prefeito, “a proposta é para desestimular esta prática, que coloca em risco a vida das pessoas”.
Táxis populares
Vicente de Paula denunciou que mais de três mil carros particulares rodam pela cidade clandestinamente, autodenominando-se táxis populares. “Eles anunciam que são táxis populares. Contudo, esse serviço é considerado transporte clandestino. Nessa reunião com o prefeito, inclusive, ficou acordado que os taxistas poderão realizar campanhas de conscientização contra a pirataria nas traseiras dos veículos, sem pagar taxas”, relatou.
Outras duas ações anunciadas durante a reunião são a atuação imediata da Seuma na retirada de placas e cartazes espalhados pela cidade que oferecem o serviço ilegal; assim como a ampliação da fiscalização da AMC para identificar e verificar a documentação dos veículos suspeitos de operar ilegalmente. Para Oliveira, o serviço de táxi vai melhorar 100% porque terá uma fiscalização nas ruas 24h com a ajuda da Polícia Civil.

Fiscalização
De acordo com o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, o órgão já realiza uma fiscalização permanente e faz uma média de apreensão mensal de 80 veículos. No entanto, segundo ele, o reforço da polícia vai auxiliar naqueles casos em que a Etufor não pode atuar em razão da falta do aparato policial. “Agora, a apreensão será bem maior porque teremos o apoio da polícia nas equipes de fiscalização. Vamos combater ostensivamente essa prática”, avaliou Ferreira.

Novas vagas
O prefeito anunciou, ainda, que na última segunda-feira (9) foi homologada a licitação para a contratação de 492 novas vagas de táxi. A partir de hoje, os vencedores começarão a ser chamados para que possam fazer o emplacamento e vistoria (aqueles que já realizaram a compra dos veículos dentro dos parâmetros exigidos no edital de licitação); e os demais para que possam adquirir os veículos. “A previsão é que, dentro de 30 dias, já tenhamos todos esses táxis rodando nas ruas de Fortaleza”, garantiu o Roberto Cláudio. Atualmente, a cidade conta com 4.392 permissionários.
Reajuste da tarifa
Presidente do Sinditáxi comemorou também o reajuste da tarifa de táxi, previsto para acontecer em abril. “O índice de reajuste será de 6,51%. Parece pouco, mas o prefeito vai sancionar a lei 10.247, de julho de 2014, que institui todo dia 15 de janeiro como data-base de reajuste da tarifa de transporte público individual (táxi) de Fortaleza. Essa lei vai ser sancionada nos próximos dias e estabelecer nosso reajuste anualmente. Assim, vamos ser a primeira capital do Brasil a ter uma data-base para o reajuste da tarifa de táxi”, comentou Vicente de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário