Os deuses se pés de barro


 
Símbolos da praia de Canoa Quebrada é destruída pela força do mar
Com a maré alta e ressaca do início do ano, os simbolos de lua e estrela da praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, não resistiu a força do mar e caiu. Há cerca de 10 dias, uma das quatro obras esculpidas à beira da praia, nas falésias, foi destruída pela força do mar.
De acordo com o presidente do Conselho Comunitário de Canoa Quebrada, Francisco Edvando Ferreira, essa não é a primeira vez que acontece isso. "Artistas locais já tinham feito uma nesse local, mas a maré derrubou. Eles fizeram em uma área mais protegida, mais fácil para os turistas fotografarem. O problema é que a maré está grande demais. É muita força", explica.
Além dessa escultura na comunidade, há outras três. Essas resistiram, segundo Edvando Ferreira, porque ficam perto das barracas de praia e, de certa forma, recebem a proteção indireta dos equipamentos.
As esculturas são feitas na própria falésia. Ainda de acordo com o presidente do Conselho, após desenhadas, as luas e estrelas recebem uma camada de cimento e tinta para aumentar a resistência e impermeabilizar os símbolos. Edvando Ferreira conta que o primeiro símbolo de lua e estrela na praia é do artista plástico Carlos Lima Verde, conhecido como Caco, e data dos anos 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário