Opinião



PARALELAS E SERIAIS
Fatima Catunda
Assistente Social

Li recentemente um artigo interessante de STEPHEN KANITZ, consultor de empresas, conferencista e articulista de uma revista de circulação nacional, abordando de uma maneira bem humorada e metafórica, as diferenças entre homens e mulheres. Ele diz que as mulheres são paralelas e os homens seriais, apesar de ambos os sexos terem estascaracterísticas. Homens pensam seqüencialmente, etapa por etapa, logicamente trilhando o caminho da racionalidade, comparando fatos com regras pré-estabelecidas. As conclusões masculinas são do tipo “sim-não”, “certo-errado”. Já as Mulheres raciocinam em paralelo, avaliam dezenas de variáveis simultaneamente, suas conclusões são do tipo “melhor - pior” ou uma simples sensação visceral de certeza da conclusão. Por isto que as mulheres são intuitivas. Elas processam informação mais rapidamente, são mais abrangentes, mais holísticas,são menos dogmáticas e mais conciliatórias.Serápor isto, que as mulheres conseguem cuidar de dezenas de coisas ao mesmo tempo?São excelentes profissionais, executivas de sucesso, administradoras de equipes, administradoras de escolas, hospitais e associações, onde ninguém fica quieto um minuto e principalmente são mães amorosas como leoas protegendo a cria. Este é o diferencial competitivo das mulheres. E essa vantagem competitiva é uma exigência da sociedade contemporânea cujos elementos condutores sãoa tecnologia e da informação, cada vez mais complexos, exigindo o processamento de centenas de variáveis ao mesmo tempo para homens e mulheres.
As mulheres compõem um segmento populacional importante e significativo para as economias nacionais. Elas respondem no Ceará por cerca de 52% da população, integram mais de 40% dos economicamente ativos do estado, além de serem responsáveis por mais de 1/3 dos domicílios particulares cearenses.Mas,elas ainda enfrentam o peso do preconceito. Ainda existe um poderoso mecanismo de discriminação, com o estereótipo do trabalho feminino, como trabalhadoras do lar. Elas ainda são mais susceptíveis ao desemprego, são em maior numerona informalidade, são majoritárias em setores associados a atividades tradicionalmente femininas.Mas a mulher está na condução do processo de transformação da sociedade  com passos firmes, mantendo-seresiliente, vaidosa, romântica, amorosa,apaixonada e entusiasta como sempre foi, além de permanecer  firme e determinada na construção de seu destino. A mulher conquista liberdades esse empodera, sem desprezar a essência feminina e o século XXI é o seu milênio. A mulher se conhece muito bem e conhece aos homens, tendo-os como companheiros para o processo transformação.E, em homenagem a nós mulheres, uma frase da música “Beatriz”, de Edu Lobo e Chico Buarque,quereafirma o nosso vigor e personalidade no amor e na vida, pois diz assim : “...me ensina a não andar com os pés no chão, pois para sempre é sempre por um triz....”
__________________
Fatima Catunda foi Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, em dois Governos, éMestra em Sociologia do Desenvolvimento, Doutoranda  e Professora da UECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário