O pluviômetro da UFC

Pesquisadores desenvolvem patente de pluviômetro automático capacitivo

Pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias da UFC depositaram a primeira patente de um pluviômetro automático capacitivo nacional. A patente foi desenvolvida com base na tese de doutorado do estudante Francisco José Firmino Canafístula, orientado pelo Prof. Adunias dos Santos Teixeira, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. O projeto contou com apoio do CNPq e da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC.

O pluviômetro desenvolvido pelos pesquisadores cearenses utiliza uma tecnologia inovadora. Os atuais aparelhos são compostos por uma sonda imersa no volume de água monitorado que afere a capacitância (relação entre a quantidade de carga de um determinado corpo e seu potencial elétrico) e, a partir daí, indica o volume e a intensidade da chuva.

No novo aparelho, os pesquisadores realizaram uma série de inovações na arquitetura, que passou a contar com uma peça única, sem partes móveis, e com circuitos eletrônicos com número reduzido de componentes. Segundo o Prof. Adunias Teixeira, isso permitiu que o novo equipamento fosse mais preciso no acompanhamento de chuvas torrenciais. Essa informação é particularmente importante para que os técnicos possam realizar o acompanhamento do escoamento das águas superficiais.

A patente cearense é mais um indicador do bom momento da cultura da inovação tecnológica na Universidade. No ano passado, dados do Ranking Universitário da Folha de S. Paulo já apontavam a UFC como a instituição em que mais houve crescimento no número de patentes: um salto de 766% entre as patentes depositadas no biênio 2008-2009 (três pedidos) e nos dois anos seguintes (26 pedidos no biênio). Desde então, o número de depósitos só fez crescer, atingindo 33 registros apenas no ano passado. Esse desempenho é atribuído à estruturação da CIT e à aproximação com a indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário