O dia do Padroeiro do Ceará


Arquidiocese divulga programação para Festa de São José, padroeiro do Ceará

Novenas, missas e procissões fazem parte do programa da Festa de São José, o padroeiro do Ceará. Considerado o “pai legal de Cristo e o esposo da Virgem Maria”, ele é o centro de um antiga tradição cearense, especialmente entre os sertanejos católicos. Diz o costume que, se chover no dia dele, 19 de março, é sinal de bom inverno. Para comemorar o santo, na Arquidiocese de Fortaleza São José ele é lembrado na Catedral Metropolitana, Aquiraz, Parque Potira, Lagoa Redonda, Olavo Oliveira, Dendê, Jacarecanga, Papicu, Araturi, Capuan, Itapery, Messejana, Nova Assunção, Álvaro Weyne, Barroso II, Edson Queiroz, Santa Fé, Barra do Ceará, Maracanaú, Paramoti, Pacatuba, Canindé e  em muitas outras comunidades.

Na Catedral, a festa tem como tema “São José, Modelo de Caridade em Tempos Novos”.  As atividades começaram no último dia 10 e prosseguem até o dia 19. Todos os dias, às 18 horas, os fieis participam da oração do Terço, Novenário e Santa Missa.
No dia 19, a programação na Catedral tem início às 8h30min, com Missa dos Enfermos presidida pelo Padre Luis Alberto Peixoto; às 10h, Missa dos Josés presidida pelo Padre Brendan Mc Donald; às12h, Missa e Consagração das Crianças e Adolescentes a Nossa Senhora, presidida por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo Auxiliar de Fortaleza; às 16h, Missa das Famílias, presidida pelo Padre Clairton Alexandrino; às 17h, Procissão de São José pelas ruas adjacentes da Catedral; e às 18h30min, Concelebração Solene presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques - Arcebispo de Fortaleza.

HISTÓRICO

O material de divulgação da Arquidiocese lembra que “a devoção a São José é antiga, mas o culto público e litúrgico é bastante recente, com o início no fim de século XV. Em 1870 o Papa Pio IX declarou São José, Patrono da Igreja Católica e, em 1955, o grande Papa Pio XII o declarou Patrono dos Operários.”

Diz ainda que os registros sobre o santo, nos Evangelhos, são mínimos, porém marcantes: “Os evangelistas não citam uma só palavra de José que aparece como o homem do silêncio, escondido e humilde. Eles afirmam que “José era homem justo”. Um homem do trabalho, responsável pelo sustento de sua família, um homem reto, obediente, de fé profunda, inteiramente disponível à vontade de Deus; alguém que amou, creu e esperou em Deus e no Messias contra toda a esperança”.

Embora nos primórdios do Cristianismo sua figura desapareça para que se firme melhor a origem divina de Jesus,  com o tempo ele passou a ser um santo grande e simpático, e venerado por muitas famílias. Sua figura quase desaparece nos primórdios do Cristianismo, para que se firme melhor a origem divina de Jesus. Na história da igreja católica, outros santos dedicaram a São José tratados de devoção e ensiasmo, entre eles São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e Santo Afonso Maria de Ligouri lhe dedicaram tratados cheios de devoção e entusiasmo. Desde então seu culto cresceu continuamente. É ainda patrono dos pais de família, dos tesoureiros, dos trabalhadores em geral. É advogado da boa morte e especialmente dos seminários e centros de formação sacerdotal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário