Maracanaú adota rede social para relacionamento

Maracanaú é a primeira cidade do Ceará a oficializar uma rede social específica para gestão pública colaborativa. Por meio do Colab.re, os mais de 200 mil habitantes do Município poderão interagir em tempo real com a administração pública na web - www.colab.re e em aplicativo móvel nas versões Android e iOS. A iniciativa integra um plano do poder público de promover a gestão pública colaborativa no ambiente digital, tornando o Município ainda mais ágil frente às demandas do cidadão. Os maracanauenses já podem acessar o Colab e encaminhar suas demandas ao Governo de Maracanaú a partir de hoje, 3 de março. O lançamento oficial, no entanto, será na próxima terça-feira, 10, às 14 horas, durante solenidade no Palácio Antônio Gonçalves, com a presença do prefeito Firmo Camurça, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias, imprensa e formadores de opinião na Internet.

Como funciona
A prestação de serviço permitirá à população fiscalizar a iluminação pública, os equipamentos de saúde, a infraestrutura urbana e o trânsito, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços prestados pelo Governo Municipal. Em contrapartida, uma equipe da Prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re, para acompanhar em tempo real as demandas dos cidadãos e respondê-las de forma personalizada, bem como solucionar as questões em um trabalho intersetorial que envolverá todos os órgãos do Município.
No Monitor Colab.re, o Governo de Maracanaú acessará uma lista de demandas dos usuários com o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação. As postagens são acompanhadas de foto, local do fato e link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores, o que facilita a identificação desses casos. As demandas serão encaminhadas ao órgão responsável, que informará aos cidadãos sobre a solução para cada caso.
De acordo com o prefeito Firmo Camurça, o Colab.re permitirá uma aproximação ainda maior entre o Administração Municipal e os cidadãos. “É um importante instrumento colaborativo, onde os maracanauenses poderão nos avisar, online e em tempo real, dos problemas na Cidade, e contribuir com a fiscalização contra crimes ambientais e construção irregulares, por exemplo. Também poderemos avaliar atendimento em unidades de saúde, escolas, Centros de Referência da Assistência Social, entre outros equipamentos públicos”, detalha. Firmo Camurça destaca ainda que a atual Gestão Municipal tem como prioridade utilizar a tecnologia em prol de um melhor atendimento à sociedade. “Por isso sempre buscamos esse pioneirismo, apostando na interatividade e no feedback propiciado pelas Redes Sociais na Internet”, acrescenta.
Paulo Pandolfi, cofundador do Colab.re, ressalta que a plataforma continuará a funcionar de forma totalmente aberta e transparente, sem restrições de informações. “As pessoas utilizam bastante a internet para dar feedbacks sobre os serviços e instituições de suas cidades. Com o Colab.re, o cidadão de Maracanaú terá um canal específico para isso, dispondo de uma comunicação direta com a Prefeitura e o apoio dos seguidores da ferramenta”, avalia. A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o Colab.re como um dos melhores aplicativos do mundo de governo e participação social. Desde 2014, 50 cidades brasileiras aderiram a ferramenta como canal de relacionamento, entre elas, Teresina (PI), Petrolina (PE), Curitiba (PR) e Niterói (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário