Leruaite


Projeto promove ações educativas com barqueiros do Rio Ceará

Com o objetivo de propor a construção de saberes através de temáticas ambientais, históricas e culturais, o Sesc realiza, nesta quarta-feira (25), mais uma ação educativa com os barqueiros do Rio Ceará, como parte da programação do projeto Conversas Flutuantes, desenvolvido pela Colônia Ecológica Sesc Iparana. Nesta edição, a atividade acontece em parceria com os Quilombos de Caucaia, que reúne professores, artesãos e brincantes do Coco dos Caetanos de Capuan (formado por mulheres das famílias quilombolas mais tradicionais de Caucaia), às 8h30, no Píer da Barra do Ceará. No encontro, será lembrado Dia Estadual de Libertação dos Escravos no Ceará. A data registra a primeira província do Brasil a libertar os escravos.

Sete barcos, somando uma tripulação de 170 pessoas, irão participar da vivência educativa. Destes, 50 são estudantes de escolas municipais de Caucaia, 90 são representantes dos Quilombolas de Caucaia e o restante faz parte do público em geral.

Cinco palestrantes Quilombolas, das comunidades Capuan, Serra do Juá, Serra da Rajada e Porteiras, além de dois palestrantes representantes do Marco Zero estarão presentes discorrendo sobre os seguintes temas: Cultura Quilombola – Africana e Brasileira no combate ao racismo; Dragão do Mar; Meio Ambiente e Comunidades Quilombola; Centenário do Quilombo dos Caetanos de Capuan; O Negro a Sociedade Atual e o Quilombo de Porteiras; Os Negros na Barra do Ceará; e as Histórias da Barra do Rio Ceará.

As entidades participantes são: Associação dos Remanescentes dos Quilombos de Capuan, Caucaia/CE; Associação dos Barqueiros da Barra do Rio Ceará; Movimento do Marco Zero; Quilombo dos Capuan; Quilombo do Caetano; Quilombo da Serra do Juá;
Quilombo da Serra da Rajada; Quilombo de Porteiras; Quilombo do Cercadão; Parque Botânico do Estado do Ceará

Sobre a Barra do Rio Ceará
A Barra do Rio Ceará é um dos cenários mais admiráveis de Fortaleza, pela sua importância histórica e belezas naturais. A região é formada por comunidades tradicionais que apresentam grande potencial econômico e turístico.

Serviço
Projeto Sesc Conversas Flutuantes
Local: Foz do Rio Ceará (Píer da Barra do Ceará)
Data: 25 de março
Horário: 8h30
Informações: (85) 3318.4939 ou conversasflutuantes@sesc-ce.com.br
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário