Governadores vão a DIlma. Pedir dinheiro.


Em reunião com Dilma, governadores cobram recursos
Em meio à turbulência de seu mandato, a presidente Dilma Rousseff (PT) reuniu-se, ontem, no Palácio do Planalto, com os nove governadores do Nordeste. Na ocasião, Dilma recebeu dos governantes uma pauta administrativa com cinco pontos específicos, que reivindicam a garantia de recursos para o desenvolvimento econômico e social da região. Os chefes dos estados do Nordeste entregaram ainda a “Carta dos Governadores”, em que asseguram compreender a necessidade das medidas de ajuste fiscal, e ressaltam ser de caráter transitório e emergencial. Participaram os governadores Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), Wellington Dias (Piauí), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Jackson Barreto (Sergipe).
“É muito importante fortalecermos essa prioridade dos investimentos, principalmente das obras que já estão em andamento. No caso do Ceará, temos o problema da seca, que é grave e não pode esperar”, citou o governador Camilo Santana aos governadores presentes. Camilo apresentou ainda o Plano Estadual de Convivência com a Seca e ratificou importância de financiamentos em áreas como saúde e segurança e o combate à corrupção como item prioritário para o País.

Pauta administrativa
Para garantirem o desenvolvimento de seus estados, que, anualmente, são assolados pela seca, afetando, respectivamente, suas economias, os governadores reivindicaram: Acesso a financiamentos internos e externos, de acordo com a capacidade de endividamento de cada estado, onde ressaltam que os financiamentos devem ser voltados para investimentos em infraestrutura e para contrapartidas em convênios federais; continuidade de investimentos federais em andamento, com destaque para obras do PAC, do “Minha Casa, Minha Vida”, da Petrobras e em recursos hídricos; alternativas de novas fontes para o financiamento na saúde, com a taxação de grandes fortunas para este fim e a retomada de credenciamentos de novos serviços e leitos; prioridade para o Nordeste no início do funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública, com programas como o Brasil Mais Seguro, “Crack, é Possível Vencer” e melhoria do sistema prisional e, no último ponto, solicitam a intensificação de ações emergenciais para convivência com a estiagem e combate à seca, com poços, carros-pipa e adutoras.

Carta dos
governadores
Diante da instabilidade política e econômica por que o Brasil passa, os governadores fazem um apelo às forças políticas, econômicas e sociais para que haja um amplo entendimento nacional baseado em uma agenda com “objetivos de retomada do crescimento econômico; defesa dos investimentos públicos e privados, abrangendo, inclusive, a Petrobras e a preservação das políticas de combate às desigualdades sociais e regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário