Festa pra mulher em nova data

Deputadas cearenses defendem maior presença da mulher no Parlamento


Bancada feminina da Assembleia Legislativa Bancada feminina da Assembleia Legislativa Foto: Bia Medeiros
O Poder Legislativo cearense realiza sessão solene, na próxima segunda-feira (09/03), às 9 horas, no Plenário 13 de Maio, para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). A bancada feminina da Assembleia Legislativa, composta por sete deputadas, garante que temas de interesse do segmento feminino sejam debatidos na Casa e que as lutas de gênero tenham voz no Parlamento cearense.

A maioria das parlamentares, entretanto, considera tímido o crescimento de seis para sete deputadas da atual representação feminina no Legislativo, principalmente levando-se em consideração que a maioria do eleitorado brasileiro é constituída por mulheres.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) destaca os 83 anos da conquista do voto feminino, mas lamenta que a participação feminina na política ainda seja tão pequena, tendo em vista que a mulher representa 51,3% do eleitorado.

“Nós somos menos de 10% no Congresso Nacional, precisamos de uma representação maior. Devemos levantar essa questão não somente nesta época”, lembra.

Fernanda Pessoa (PR) também acredita que não se deve trabalhar pela mulher só no mês de março, Dias das Mães, ou outras datas comemorativas, mas “todos os dias do ano”. A parlamentar ressalta a importância de serem discutidos temas como combate à violência contra a mulher, saúde e valorização profissional. “Devemos mostrar que viemos para somar com políticas púbicas femininas, e não feministas”, observa.

Para a deputada Aderlânia Noronha (SD), a cada dia, as mulheres estão conquistando mais espaços. “Uma quantidade maior nos dá uma maior voz, é bom para o Parlamento”, afirma. Primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa Diretora, como segunda suplente, Aderlânia disse se sentir muito orgulhosa “de ser a primeira mulher da história a ter assento na Mesa”. Segundo ela, as atuais deputadas já se reuniram e decidiram reivindicar algumas pautas para a Casa.

Já Laís Nunes (Pros) parabeniza as mulheres pelas conquistas e grandes lutas realizadas para garantir seus direitos na sociedade. “Apesar de o crescimento da participação da mulher na política ainda ser pouco, creio que seja significativo, e que precisamos avançar. A mulher está entrando na vida pública como uma forma de lutar pelos seus direitos”, afirma.

A parlamentar diz ainda que suas propostas de campanha focam na mulher e nos seus direitos. “Uma delas é que, nos municípios com mais de 60 mil habitantes, possa ter delegacias especializadas, para que a violência contra elas seja minimizada”, ressalta.

As parlamentares eleitas para o mandato de quatro anos na Assembleia Legislativa são: Aderlânia Noronha (SD), Augusta Brito (PCdoB), Bethrose (PRP), Dra Silvana (PMDB), Fernanda Pessoa (PR), Laís Nunes (Pros) e Mirian Sobreira (Pros).

EVENTOS
Além da sessão especial, na próxima segunda-feira, para celebrar ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia sedia mesa-redonda do Ministério Público do Trabalho no próximo dia 6, com o tema “Os direitos da mulher e a luta por igualdade no ambiente de trabalho”. O debate será às 9h, no Auditório Murilo Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário