Estava demornado...


Peixes podem subir 30% esta semana
Com a proximidade da Semana Santa, a procura pelo tradicional peixe da ceia da data cristã aumenta no mercado. Em Fortaleza, muitos consumidores preferiram adiantarem-se na compra para, assim, evitar o aumento de véspera. No mercado do peixe, localizado na Praia do Mucuripe, já foi perceptível o aumento nas vendas de pescados durante o dia de ontem. Ainda esta semana, os valores das mercadorias devem ter aumento de até 30%, segundo informaram os proprietários dos boxes no mercado.
“As vendas já subiram bastante. A expectativa é que, daqui para Semana Santa, nosso movimento mais que dobre. Os pescados devem passar por um reajuste nos próximos dias, mas acreditamos que isso não influencia na decisão do consumidor em adquirir o produto, afinal, as pessoas não vão querer ficar sem seu peixe na Sexta-Feira Santa”, prevê o comerciante Valderi dos Santos. Ele, inclusive, orienta os consumidores a adiantar a compra dos peixes e mariscos, e garante que, sabendo conservar bem os produtos, eles irão chegar fresquinhos na Sexta-Feira Santa.
A dona de casa Evelany Melo, preferiu antecipar as compras de Páscoa para evitar os aumentos dos preços dos produtos. “Quando chega a Páscoa já encarece mais, então, a gente comprando antes, evita fila e, principalmente, evita os preços mais altos. [Sendo] tudo comprado com antecedência, conseguimos garantir, além de bons pescados, um preço mais acessível” garantiu Evelany.
Além da crise econômica vivida pelo País e a lei da oferta e procura influenciar, fortemente, os preços dos peixes e mariscos, um dos produtos mais procurados - o peixe pargo -, está em seu período de defeso, ou seja, está proibido de ser pescado. Com isso, muitos pescadores estão sem ir ao mar e o produto fica mais caro devido sua alta procura. No entanto, para não ficarem sem o peixe, muitos consumidores estão optando por outros tipos de peixe como, por exemplo, a cioba, a guaiuba, cavala e a tilápia que tem preços mais acessíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário