Escola de Agronomia celebrou 97 anos de contribuições ao País

O 30 de março é lembrado no calendário acadêmico pelo aniversário da Escola de Agronomia do Ceará, criada em 1918 como instituição de ensino superior particular e transformada, em 1954, em unidade acadêmica da UFC: o Centro de Ciências Agrárias (CCA). São 97 anos de ensino, pesquisa e extensão no setor agropecuário e em áreas científicas que, com o passar do tempo, foram sendo absorvidas pela unidade.

Hoje, são seis graduações em funcionamento: Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos e Gestão de Políticas Públicas – este último inaugurado no semestre letivo 2015.1. Um novo curso, já ofertado na atual edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), terá início em 2015.2: a graduação em Economia Ecológica. "É um tempo de consolidação e renovação do Centro de Ciências Agrárias", comemora a diretora em exercício do CCA, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira.

O Centro possui, ainda, nove programas de pós-graduação, contando com nove cursos de mestrado e sete de doutorado.

Segundo a Profª Sônia, o resultado pode ser visto na quantidade de pesquisas e pedidos de registro de patentes oriundos do CCA, como os da máquina colheitadeira multifuncional de legumes e de verduras (http://bit.ly/1DluCT2), desenvolvida pelo Prof. Daniel Albiero (Departamento de Engenharia Agrícola), e do pluviômetro automático capacitivo nacional (http://bit.ly/1Mp7V4F), resultado do trabalho do Prof. Adunias dos Santos Teixeira (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola).

A excelência do Centro de Ciências Agrárias pode ser comprovada através da grande procura pelo curso de Agronomia, que foi, dentre as 91 graduações ofertadas pela UFC, o sexto mais procurado, com 4.026 inscritos, no Sisu de 2014. Atualmente, mais de um milhão de pessoas trabalham no setor agropecuário no Ceará, com demandas por soluções tecnológicas que permitam sua inclusão social e econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário