Em Brasilia...

FENAJ convoca jornalistas e apoiadores a intensificarem movimento em defesa do diploma

Suspensa para que o Congresso Nacional apreciasse vetos presidenciais, a sessão ordinária da Câmara será retomada nesta quinta-feira (12/3). Com isso, a FENAJ, sindicatos e entidades defensoras da PEC do Diploma ampliam a mobilização pela aprovação da matéria, que prossegue na ordem do dia.

Diversos vetos presidenciais foram analisados e votados no Congresso Nacional ontem. O que dominou os debates foi sobre o reajuste linear da tabela do imposto de renda. O veto foi mantido após o governo editar Medida Provisória que prevê reajuste escalonado da tabela, conforme as faixas de enquadramento do salário.

Nova sessão ordinária da Câmara está convocada para esta quinta-feira, a partir das 14 horas. A PEC 206/2012, que reintroduz a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, é o 18º ponto da Ordem do Dia, sendo uma das matérias sujeitas a disposições especiais.

Dirigentes da FENAJ, de Sindicatos de Jornalistas e de entidades apoiadoras da Campanha em Defesa do Diploma, como o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, fizeram contatos com parlamentares durante toda a terça-feira, buscando mais apoios à proposta. Em sentido contrário, representantes da Associação Nacional de Jornais (ANJ) movimentaram-se em contatos com líderes partidários pela rejeição da matéria.

"A retomada da discussão da PEC do Diploma na pauta da Câmara é uma importante vitória parcial para nós", avalia o presidente da FENAJ, Celso Schröder. "Mas para que essa vitória seja definitiva precisamos do engajamento da categoria e dos apoiadores do nosso movimento na intensificação dos contatos e sensibilização dos parlamentares, pois a PEC do Diploma pode ir à discussão em plenário a qualquer momento", convocou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário