Cortando na carne


Dilma fará corte nos gastos de custeio, diz petista
O governo federal prepara a segunda fase do ajuste fiscal que começou este ano, com a limitação de benefícios sociais, o aumento de juros ao setor produtivo e de tributos sobre a folha de pagamentos, automóveis, combustíveis e cosméticos, além da limitação de gastos, principalmente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o fim dos repasses ao setor elétrico, entre outros. Nas próximas medidas a serem apresentadas, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães (PT), adianta que os novos cortes atingirão no chamado custeio da máquina, principalmente nos gastos administrativos – tudo para atingir a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). O anúncio, segundo ele, deve ocorrer ainda nesta semana.
Apesar da medida, Guimarães assegura que o corte que será anunciado, preservará todos os investimentos, inclusive, os programas sociais. Para ele, Dilma mostrará ao País que o governo está fazendo a sua parte no equilíbrio das contas públicas. As medidas fazem parte do trabalho de equilíbrio que será feito em “várias etapas”.
Ontem, durante reunião ministerial, Dilma informou que os cortes no Orçamento de 2015 serão definidos pessoalmente por ela, que avaliará as prioridades de cada ministério para decidir o montante de recursos contingenciados em cada área. Na última sexta-feira, a petista adiantou que o contingenciamento deste ano será “significativo” para que o governo cumpra a meta de superávit primário. Após a reunião, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, confirmou a expectativa de redução de gastos, mas não informou a dimensão dos cortes.
Em outra frente, o governo aposta na aprovação das medidas provisórias (MPs) que alteram as regras para concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários para reduzir gastos e executar o ajuste fiscal.

Cinturão das águas
Apesar do arrocho fiscal, Guimarães afirma que está  trabalhando, em Brasília, junto ao Ministério da Integração Nacional, para que os recursos do Cinturão das Águas, obra importante para o Ceará seja garantida. O parlamentar lembra que na última sexta-feira (20), na companhia do governador Camilo Santana (PT), esteve visitando as obras da transposição do rio São Francisco, que no momento tem 11 mil pessoas trabalhando, o que significa normalidade. O deputado informou que também visitou as obras do Cinturão das Águas, que estão avançando sem perigo de qualquer paralisação. “O orçamento da União já foi aprovado e, agora, será possível liberar os recursos necessários para dar celeridade tanto a transposição como o cinturão”, pontuou, ressaltando que o objetivo do governo estadual é finalizar a obra até o fim do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário