Com ozovo no fiofó da galinha

Oposição traça estratégia para CPI do Acquario na AL
Deputados de oposição na Assembleia Legislativa traçam estratégia para, a partir dos próximos dias, robustecer as cobranças ao governo Camilo Santana (PT). Segundo os oposicionistas, que estiveram reunidos ontem, em Brasília, com os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), para discutir a atual conjuntura administrativa do Estado, uma mobilização será realizada para viabilizar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigue irregularidade na obra. Eles, porém, aguardam apenas as explicações do secretário Arialdo Pinho, do Turismo, para dar sequência ao pedido de CPI.
 O deputado Carlos Matos (PSDB) informa que o requerimento para abertura de CPI, proposto por Audic Mota (PMDB), já conta com oito assinaturas. Entretanto, os parlamentares aguardam a visita do secretário de Turismo, Arialdo Pinho, e de Infraestrutura, André Facó, para esclarecer os questionamentos sobre o assunto. Caso os esclarecimentos não sejam suficientes, a bancada oposicionista trabalhará intensamente para a concretização da CPI. “Se todas as dúvidas forem resolvidas, ela esvazia a CPI, mas se elas não forem respondidas, acho que, pelo contrário, amanhã já se viabiliza essa CPI”, assegurou.
 A visita de Arialdo Pinho é esperada pelos deputados hoje, conforme foi prometido pelo governador Camilo Santana (PT), na semana passada. Até o fechamento da edição, ninguém confirmava a visita do secretário à Assembleia Legislativa.

Tasso
Para dar forma aos discursos, Tasso se colocou à disposição para ajudar nas cobranças, segundo informou o deputado Danniel Oliveira (PMDB). Ele teria ficado preocupado com os relatos, destacando a necessidade de apuração dos fatos.

Eunício
Além de Tasso, o grupo também se reuniu com Eunício Oliveira, que esclareceu sobre a polêmica envolvendo a existência da solicitação de empréstimo no Senado. O peemedebista informou não haver registro, além de agora ser “praticamente impossível”, já que a obra foi iniciada com diversos questionamentos, inclusive do Ministério Público (MP). “É inadmissível que com tantos problemas mais urgentes o Ceará esteja destinando verbas públicas para dar sequência a uma obra que não é urgente. Temos a seca, a manutenção dos serviços de saúde e a segurança que precisam de mais atenção com urgência”, reagiu.

Refinaria em Pauta
O cancelamento da Refinaria Premium II também foi tema de discussão. Segundo os oposicionistas, que estiveram reunidos, ontem, em Brasília o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, uma comissão será criada para esclarecer sobre os investimentos realizados pelo Governo do Estado para receber a refinaria, projeto cujo financiamento foi cancelado pela Petrobras. “Até hoje, não existe um movimento para achar resposta sobre o cancelamento e o dinheiro investido dos cofres públicos do Ceará”, cobraram os parlamentares, solicitando uma maior atuação da Câmara no fato em questão. Daniel Oliveira adiantou que, até abril, haverá uma reunião da comissão no Ceará para discutir in loco a problemática, segundo prometeu Eduardo Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário