Coluna do blog



O bicho pegou
Brasileiros, cearenses, estão sendo “traficados” para Portugal. Falsos empresários pegam jovens promissores entre 16 e 20 anos e levam pra Portugal com promessa de jogarem em grandes times. Ficam pelas divisões anteriores sem condições de volta. A imigração portuguesa está dando em cima do assunto, que é muito grave. Esse assunto era conversa de jornalistas que cobriam, no final de semana, a posse de Tabaré Vazquez na Presidência da República do Uruguai.  Havia testemunhos com nomes e origens de crianças aparentemente boas de bola sendo levadas pro exterior. E Portugal não seria o único e último destino. Aqui mesmo, na América Latina, famílias inteiras são “aliviadas” de seus filhos que estariam partindo para aventuras criadas por pessoas mal intencionadas que tiram proveito da inocência e dos sonhos da fama e riqueza nascidas na humildade. Que coisa. A Câmara Federal aprovou Lei que bota o dedo no suspiro dessa loucura. O Senado recebeu o projeto e está pestes a votar. Que aprove. Nós aprovamos.

A frase: “Após beber, dê umas dez voltas em um poste até ficar tonto.” Jaguar, cartunista, dando a receita para quem é obrigado a tomar cerveja sem álcool.


Mujica em livro (nota da foto)
Será lançado, em abril, o livro “Pepe Mujica: simplesmente humano”, sobre a história do presidente do Uruguai. A obra, editada pela Sextante, é de Allan Percy, autor de “Nietzsche para estressados”, e Leonardo Díaz, professor da Universidade Autônoma de Barcelona.

Uma ideia
Anibal Gomes vai a Cid Gomes, Ministro da Educação por esses dias. Vai pedir nada,não, mas levar uma sugestão, coisa rara hoje em dia entre políticos.

Validação
Conhecedor, na pele, da demanda por transferência de estudantes brasileiros, do exterior para faculdades e universidades brasileiras, principalmente medicina, pensou algo.

O que fazer
Em primeiro lugar deixar o pessoal terminar seus cursos por lá, onde estiver. Quando formado, fazer dois concursos anuais,nacionais, de validação dos diplomas.

E exemplifica
Ora, esse povo de Cuba vai embora. Nossa mão-de-obra pode suprir as necessidades, desde que tenhamos gente qualificada em casa. Anibal conhece bem o pepino.

E mais...
Sabe quanto é a mensalidade de uma escola de medicina em Sobral? Quase 8 mil contos! Sabe quando custa por ano numa faculdade particular na Rússia? 5 mil.

Exigências
Os russos estão oferecendo vagas em escolas de medicina no país lá deles, incluindo alojamento por algo como R$1.400,00 reais o trimestre. Só que tem que falar russo, ou inglês.

Sabias dessa?
Um grupo liderado por Luciano Huck acaba de assumir 50% da Serttel, empresa que criou este sistema de bicicletas conhecidas como as laranjinhas do Itaú.

Era sócio
Huck já participava como sócio minoritário do projeto, fundado pelo pernambucano Ângelo Leite, desde a inauguração da primeira estação no Rio, em 2009.
 
Olha nós aí
Hoje já são 650 estações em nove cidades de sete estados. A frota é de 6.300 bicicletas. Ainda não confirmaram pra coluna quem são mesmos os sócios da Prefeitura de Fortaleza na PPP.

O livro de Fágner: prévia
Recentemente num canal de TV fechado, Fágner excursionou  por um pouco de sua vida musical e desancou um bocado de gente.

É pau e muito pau
Deu até um troco em Robertinho do Recife que o taxou de impulsivo. – Com ele ninguém pode, disse.

Trabalheira
O livro de Fágner vai dar trabalho pra irmã dele, Marta, bibliotecária, na hora de classificar o livro: Se em história, música ou arte da guerra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário