Coluna do blog



 É preciso coragem pra falar a verdade
Brasília(DF) 15 graus – A República tremeu por um instante. Os vexames do Petrolão perderam força no noticiário. A bandidagem ladra, aquela que mandou dinheiro da Petrobras pra fora do país, respirou com alivio por horas. Ficou todo mundo, ou quase todo mundo, fora das manchetes. Ninguém sequer notou que a Justiça soltou os assassinos que mataram o cinegrafista da TV Bandeirantes naquelas manifestações...etc.etc. Pois bem; muitos de todos os vexames nacionais perderam feio pra Cid Gomes metendo o dedo na cara do Presidente da Câmara dos Deputados, colocando-o na sua, dele, lista da palavra mal dita, achacador. Cid foi convocado pela Câmara para explicar os 300/400 deputados do quanto pior-melhor, achacadores e coisa e tal. Todo mundo esperando Cid Gomes de joelhos dobrados em posição de réu, pedindo perdão pelo dito,como se não tivesse dito o que disse. Ora, ora,ora. Cid Gomes é Ferreira Gomes,sobrinho da dona Carmosina, filho do Zé Euclides, irmão do Ciro, do Ivo...dentes nascidos entre o Colégio Sobralense e o Dom José. Vida criada, aprendida nos números da régua de cálculo e no prumo do teodolito que deu-lhe retidão de vida e de caráter. Mas não tirou dele um centímetro da coragem pessoal do cearense que não perde a viagem em bola dividida. Cid encarou os 300/400 com a humildade de respeito ao parlamento mas com a altivez de quem não se deixa intimidar. Isso aprendemos em casa, jogando bila na rua,  disputando peladas, empinando papagaios (pipas) ou dando chulipa em perdedor de luta de cangapé. Ratificou o que disse no particular apostando no que levava na alma, o pedido de demissão do Ministério pra não prejudicar aliados sérios do governo Dilma. Vai ser processado. Ótimo! Vai ter campo livre pra dizer um a um os nomes dos achacadores da vida nacional incluindo aí cearenses que não suportam a coragem que Cid tem de olhar na cara e dizer a verdade. This all.

A frase: “Você nasce sem pedir; morre sem querer; então aproveite o intervalo”. Hélio Ribeiro, um dos maiores apresentadores de rádio do Brasil em todos os tempos, na Rádio Tupi de São Paulo, em 1968.


Olhares diferenciados (Nota da foto)
Quem vê a política com olhos de enxergar, não pode deixar de notar a diferença entre esses personagens aí. Cid Gomes foi chamado de mal educado pelo outro a quem Cid Gomes lembrou que é investigado na Lava Jato. É a moeda da vida.(A foto é de Orlando Brito, meu amigo, especial para a coluna)

Licença I
Aqui no Ceará a deputada Laíz Nunes passará o mandato, em licença maternidade, para o suplente. Trata-se de Santana,ex-prefeito de Juazeiro. Só por três meses.Sai em abril.

Licença II
Será ainda este mês a licença no campo federal. Anibal Gomes fará uma cirurgia marcada há mais de ano pra tentar eliminar males da espinha.Mauro Benevides assume.

Não custa perguntar
Sai indagando das pessoas que aplaudiam Cid,na Câmara,quarta feira e concluí que teve exagero entre os coleguinhas quando disseram que Cid levou claque pra Brasília.

Valentia
A coragem de Cid prevaleceu entre os comentários que a coluna ouviu na enquete feita aleatoriamente. “É preciso ser macho pra fazer o que ele fez”, disse uma moça de Goiás.

Alias...
Na quinta feira, após a tsunami que se abateu sobre a Câmara dos Deputados, o líder do governo,José Nobre Guimarães sugeria novo nome a Dilma pro Ministério da Educação.

Comprando encrenca
Guimarães, sem levar em consideração a zanga do PMDB e seu desejo enlouquecido pelo Ministério recém vago, ofereceu a Dilma o nome de Isolda Cela. Eita!!!

Remendo
Alguém assinou a foto desta coluna, publicada na sexta feira,dia 20, como de Divulgação. Não é. E nem se mandou dizer isso. A foto foi feita por um dos maiores fotojornalistas do mundo, meu amigo Orlando Brito especialmente para a coluna.

Espirituoso
Mauro Benevides aguarda a licença de Anibal Gomes para assumir a Câmara Federal por seis meses.

Enquanto isso...
Em roda de amigos carinhosos, doutor Mauro brincou de brincadeirinha. –Dilma poderia botar no lugar de Cid, alguém um pouco mais calmo(pausa)...Ciro Gomes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário