Coluna do blog



Desesperança é volume morto
Desde quando eu era menino, e sempre fui dos que prestam atenção a tudo, aprendi com meus tios que moravam entre a cidade e a Meruoca, os sinais de inverno, bom e ruim e seca. As datas, os bichos, as casas de joão-de-barro, os formigueiros...essas coisas que hoje dão o maior valor quando se juntam os profetas de chuva. Né profeta coisa nenhuma, não. É a sabedoria da observação. Então quando disserem que o inverno vai ser ruim porque a zona de convergência intertropical e o ciclone da casa do carvalho e coisa e tal, olhe pro tempo, espie pelas plantas, consulte um pé de jurema preta. No dezembro, dia 13, a gente ponhava quatro pedras de sal na soleira da janela boca da noite e ia olhar de manhã. Cada pedra representava um mês de inverno. Dependendo do derretimento, da água em volta de cada pedra a gente sabia se naquele mês iria chover bem ou não. E se fosse ruim havia mais um catatau de outras experiências até a data de hoje, 19 de março, Dia de São José. Se chovesse hoje, mesmo que pratrasmente houvesse sido desanimador, esperanças se acendiam e orações ascendiam clamando aos céus por um inverno pra colheita familiar de feijão, (debulhei muito milho e feijão à luz de lamparina na Meruoca), mandioca etc.etc.. Assim, como hoje é Dia de São José e guardo na alma a memória das sabedorias populares de cada coisa que vi ser feita e sempre dando certo, sei que chove bem de dezembro pra cá, mas u’a chuvinha hoje bem que cairia bem. Meu coração jamais será um Cantareira, um volume morto.

A frase: “O importante não é ganhar...mas fazer o outro perder”. Atualizando os adágios.


Conselheiro (Nota da foto)
Piauiense, formado na Salamanca de Clovis Beviláqua, em Fortaleza, o gente fina Marcus Henrique Paranaguá acaba (última leva de promoções) de ser guindado a Conselheiro, assumindo o posto de Coordenador Geral de Protocolo do Itamaraty. Cuida do corpo diplomático e é meu amigo. Dois metros de bom caráter.

Haja água


O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março e, com a escassez desse recurso natural, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) comemora a data com duas ações para economizar água em suas dependências.

Dia Mundial da Água
Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 com o intuito de conscientizar a população sobre a importância desse recurso natural.

Registro
Veveu Arruda e Camilo Santana foram a São Paulo, nas carreiras, visitar o amigo Cid Gomes internado às pressas. Mas tem gente que acha que Cid tava de agá.

Mudança no mapa
O rádio é que vai anunciar o fim do mundo. Por enquanto anuncia o fim dos velhos locutores. Havia um tempo em que pra falar no rádio era preciso saber ler,ter voz e escrever.

Geografia
Havia exigências de noções de gramática e cultura geral pra falar no rádio. Isso acabou.Ouvindo rádio esta semana locutor falou em Irapuã Pinheiro...fica ali na Zona Norte,a caminho de Camocim.

Mudança no texto
Parece que ter conseguido botar o povo nas ruas a “poderosa” pisou no freio. Já admite ter que engolir Dilma. Texto novo: Este é apenas o 3º.mês de um governo de 4 anos.

Depoimento engraçado
Isto é manchete na Folha: “Sou negro, pobre e estou pedindo a saída de Dilma”, diz manifestante. Autor:Fernando Holiday. Ganhou bolsa da PUC-SP,mas não gostou.Ah!!!

Cachorro do rabo grosso
Uma briga entre a Globo e a Folha é coisa boa pra se tirar dúvidas. A Globo disse que um milhão de pessoas foram à av.Paulista no domingo. A Folha disse que foram 210 mil.Vixe!!!

V Festival de Jericoacoara
 Cinema Digital  - A quinta edição do festival reconhecido como um dos eventos referenciais para o cinema independente acontece de 7 a 13 de junho e reunirá, na paradisíaca praia cearense, grandes nomes e novos realizadores do audiovisual nacional.Inscrições open.






Nenhum comentário:

Postar um comentário