Coluna do blog



Posse no Uruguay
Montevideo(Uruguay) 19 graus – Faz anos isso, um convidado meu, vindo de Minas, assistiu quando Zé Prado passou o comando de Sobral pra Zé Euclides, no famoso Zé pra Zé. A multidão deixou Zé Euclides na Prefeitura e botou Zé Prado nos braços pra deixa-lo em casa, na rua dos Cocos. Aqui, não foi tanto mas foi muito parecido. Tabaré Vazquez foi levado pra presidência, mas o pipocar de luzes de celulares e câmeras profissionais do mundo inteiro foram para Pepe Mujica, com seu jeito bonachão e até simplório. O desempenho de Pepe que botou o Uruguay no mapa mundi, marcou não só o país, mas o próprio Pepe que usa do simples pra vender seu peixe, o desenvolvimento da terra dele, do pedaço rural, que é grande, do país que ele ama e que o prendeu por muito anos como “terrorista” Tupamaro. Pepe disse pra mim, numa conversa quase informal sobre riqueza e pobreza: Quando recebia na prisão um colchão para dormir, ficava muito feliz. Hoje levo em consideração todas as coisas, por mais simples que sejam para que me façam feliz e eu assim possa fazer alguém feliz. E repetiu: Pobre é quem precisa de muito para viver. Bem, e Tabaré? O doutor médico, oncologista, que trabalhou até sábado, no consultório, antes das festas para o parceiro Mujica, já mostrou a cara quando fez um bom governo de 2005 a 2010. Aqui o mandato presidencial é de cinco anos,sem reeleição. É um socialista que toca o barco pra frente e pega um País muito distante daquela ditadura militar que roçou ainda os pés de seu governo. Tem ideias. Tem o que tocar deixado por Pepe. Tem um Uruguay vendido ao mundo como um país que busca a modernidade e larga pelo caminho certos preconceitos. Quando cheguei de volta no sábado(estive aqui na eleição) senti nas ruas que era possível ver o vizinho no bom caminho. O tempo, senhor da história há de confirmar.

A frase: “Quem imaginaria que há dez anos estaríamos festejando tamanha redução da pobreza? Tamanho otimismo em relação ao futuro!” Tabaré Vazquez, novo presidente do Uruguay.


O que Dilma veio fazer aqui (Nota da foto)
Dilma veio ao Uruguay logo sábado. Chegou direto para inaugurar o parque eólico Artilleros, localizado no km 37 da Rota 22, departamento de Colônia. O Parque com energia renovável foi construído pela Eletrobras  pelo UTE do Uruguay. Foi o último ato de Mujica Presidente. Cada família do Uruguay recebeu US$800 dólares por hectare utilizado e vai ter renda mensal até que o Governo possa comprar as terras.

Agora falando de posse...
Cristina não veio da Argentina. Maduro não veio da Venezuela. Medo daquele brincadeira dos meus tempos de criança; “Quem vai ao ar perde o lugar”.

Briga feio
Tanto Cristina como Maduro estão com fogo nas coivaras. Cristina tem acusações muito sérias contra si. Maduro é um ditador de segunda e ditador cai a qualquer hora.

Na Assembleia
Dilma foi a ultima presidente a chegar à Assembleia onde o Congresso deu posse a Tabaré Vazquez. A única reunião bilateral de Dilma foi com  Tabaré,no intervalo entre a posse a transmissão do cargo na praça pública.

Magrinha magrinha
Rousseff está um fiapo. Perdeu 12 quilos num programa especial de emagrecimento. Deixou as solenidades no meio, pegou o avião foi pro Rio onde tinha inauguração importante.

Pepe Mujica...
Como adiantei, Pepe roubou a cena na posse do parceiro. Quando passou a faixa e desceu do palanque com a mulher, foi seguido por pelo menos 60% da imprensa internacional que cobriu a festa. Pegou o fusca dele e foi pra casa.

Puro fuxico
Olha só os algarismo finais do telefone celular do Chefe de Gabinete do Governador Camilo: 015. Aí a maldade cearense não perdoa: Dormindo com o inimigo.

Clamor
A coisa anda feia. Aliados (os adversários não jogam no time) reclamam do poder nas mãos de Ivo Gomes. Secretaria recheada. Motivos quais? Diz que o homem é difícil de conversa.

Obra nova? Depois.
Planejamento do Governo anuncia:Concluir obras encaminhadas por Cid, concluir obras do MAP e...bom depois disso é que se vai cuidar de novos empreendimentos. Coisa pra 2016.

Cidadania
No dia 20 de maio receberão os títulos de Cidadão de Acaraú, Ciro e Cid Gomes, Zezinho Albuquerque, Camilo Santana e Rogério Aguiar.

Fora da casa.
A Câmara Municipal de Acarau vai fazer a sessão solene no complexo turístico da Praia de Arpoeiras cujas obras foram iniciadas ainda no Governo Cid e estão quase prontas.

Comentários
A rádio corredor sempre tem novidades. Prócer (adoro a palavra porque soa vetusta) tem dito a colegas,lá dele: São 64 deputados federais e podemos voltar pra perto do povo, sim.

Reconhecimento
Ao reconhecer que o PMDB anda queimadim que faz gosto, o liderança dá a lêra: Se empunharmos as bandeiras da segurança e da saúde o povo volta a se achegar.

Sem entendimento
Na roda de conversas sobre o futuro do PMDB, que só pensa naquilo, o comentário continuou: Como é que se tem presidências da Câmara e do Senado e se vive a reboque? Falta líder,disseram.

Humildade
Dom José Tupinambá da Frota, o bispo conde que fez Sobral (quem veio depois deu um adjutório no crescimento) era um amante apaixonado pela terra dele. Toda tarde saia com um auxiliar para um passeio no jeep do Bispado e quase sempre tomava o rumo do Bairro –pobre-Dom Expedito na margem esquerda do rio Acarau. Na ponte Othon de Alencar pedia pra parar o carro. Descia, dava um longo olhar sobre a cidade e exclamava: Esta é a ponte Othon de Alencar, que liga o mundo a Sobral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário