CCBNB-Fortaleza investiga caminhos das águas em Fortaleza em programação deste sábado

Antecipando as discussões sobre o Dia Mundial da Água, a edição de sábado (14) do programa Percursos Urbanos, promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Fortaleza), vai explorar o caminho das águas em Fortaleza. Desde o riacho Pajeú até as dunas de Sabiaguaba, o percurso propõe mostrar as áreas que têm significativa importância para o ciclo da água na cidade, justificando a prerrogativa de existirem muitos espaços permeáveis, mesmo que no centro urbano, para a manutenção do biociclo dos ecossistemas.

O percurso inicia no riacho Pajeú, próximo ao Centro Cultural Banco do Nordeste, e segue para locais como o Parque do Cocó, Praia do Futuro e as dunas de Sabiaguaba. No trajeto, o mediador Jeovah Meireles, professor do Departamento de Geografia da UFC, doutor em Geografia Física pela Universidade de Barcelona e pesquisador do CNPq, vai explicar de que forma cada um dos locais é importante para o equilíbrio hídrico da cidade.

“Este é um passeio para contemplar as conexões entre os sistemas hídricos, o clima urbano, as áreas verdes que dependem das manifestações pluviais. O objetivo é imaginar novos caminhos para a sustentabilidade entrar na rotina das pessoas”, explica Jeovah Meireles.

Segundo o mediador, o intuito do percurso é promover uma reflexão sobre o espaço arborizado da cidade e como as pessoas lidam com as mudanças climáticas e impactos ambientais causados pelo excesso de espaço urbanizado.

Os interessados podem participar mediante inscrição prévia, enviando nome, sobrenome e data do percurso por SMS (96289137) ou e-mail percursosurbanos@gmail.com. O ponto de saída é o CCBNB-Fortaleza, a partir das 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário