Camilo acordou cedo pra tomar banho de chuva no sertão


Camilo Santana leva benefícios aos agricultores dos Inhamuns

Cumprindo uma série de visitas pelo Ceará, em comemoração ao dia 19 de Março, Dia de São José – o padroeiro do Estado –, o governador Camilo Santana entregou vários benefícios e serviços aos moradores, agricultores familiares e criadores da região dos Inhamuns.
Em um evento onde agricultores familiares se mostravam bastante empolgados, na manhã desta quinta-feira (19), na cidade de Tauá, o governador disse estar animado por começar o dia dando boas novas ao agricultor cearense. “Nós, tradicionalmente, escolhemos o Dia de São José, padroeiro do nosso Estado, para realizar simbolicamente este evento. Estamos entregando e autorizando diversas ações que permitem às famílias agricultoras a viver bem e melhor. Todos esses projetos e medidas são ações que estão relacionadas à agricultura e ao abastecimento de água de qualidade que beneficia não só a economia local, mas ao desenvolvimento familiar desses trabalhadores”, ressaltou Camilo Santana.
Foram entregues cartas de crédito para investimento em abastecimento de água, esgotamento sanitário, reuso de água. O governador fez a implantação de unidades do Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (Pais), além de cisternas de polietileno, pelo Programa Água Para Todos, e quintais produtivos, dentro do Programa Brasil Sem Miséria, parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), beneficiando 27.545 famílias. 

Ordens de Serviço do Programa Água Doce, em parceira com o Ministério do Meio Ambiente, foram assinadas para a implantação de 222 dessalinizadores em comunidades rurais de 44 municípios do sertão cearense, assim como a entrega simbólica de 250 m³ de manivas de mandioca, do Projeto Hora de Plantar, para produtores do município de Parambu, beneficiando 50 produtores.
Com a sua carta de crédito no valor R$ 278 mil, adquirida por meio do Projeto São José III, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o apicultor Antônio Narcísio Leite, 63 anos, está muito contente com o sucesso dos programas e ações realizados pelo Governo do Estado. “Como trabalhador da roça do Interior, estou feliz em levar essa conquista para minha comunidade. Serão beneficiadas 50 famílias com a implantação de projeto produtivo de apicultura em Novo Oriente. Isso melhora não só na condição financeira, mas na autoestima de todos os moradores da região. Eu só tenho a agradecer ao governador Camilo e a todas as secretarias envolvidas”, retribui Narcísio.
Mais ações
Neste Dia de São José, o governador  visita ainda a cidade de Quixeramobim para entrega de diversas sementes usadas pelos agricultores familiares da região. Além de Brejo Santo, município da Região do Cariri, onde serão entregues cisternas do Programa Água Para Todos e Quintais Produtivos do Programa Brasil sem Miséria, beneficiando 24.610 famílias do território do Cariri, além de assinaturas de ordens de serviço de abastecimento de água.
Estiveram presentes também à solenidade, os deputados federais José Guimarães e Domingos Neto, deputado estadual Odilon Aguiar, secretários do Estado Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), além de Domingos Filho (conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios) e Patrícia Aguiar (prefeita de Tauá).

Dia de São José: Camilo libera projetos produtivos para beneficiar 
agricultores em Quixeramobim

Foram entregues sementes, projetos produtivos e novos sistemas de abastecimento d'água

No Sertão Central, o sol brilhava no céu no dia de São José. Os rostos dos agricultores não escondiam a esperança de que o Padroeiro do Ceará mandaria chuva para o Estado. E enquanto ela não vem do céu, os moradores de Quixeramobim recebiam benefícios do Governo do Ceará para garantir a produção e qualidade de vida para a zona rural.

O governador Camilo Santana entregou  3,37 mil quilos de milho, 8,02 mil raquetes de palma forrageira, 196,730 quilos de sorgo forrageiro, 10.000 quilos de feijão guandu forrageiro e 50 quilos de sementes de gliricidia, todas pelo Projeto Hora de Plantar, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). As novas quantidades de sementes do Projeto Hora de Plantar vieram de demanda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e prontamente atendidas.

"Enquanto eu for governador não vai faltar água nem apoio à zona rural. Vamos buscar as parcerias necessárias para viabilizar as obras e os projetos que já estão acontecendo e continuaremos colocando entre as nossas prioridades", afirmou o Camilo.

Entre os beneficiados estava o agricultor Francisco Alves de Sousa, do município de General Sampaio, que recebeu raquetes de palma forrageira. "É uma iniciativa muito boa do Governo esse atendimento aos agricultores familiares, pois temos uma palma forrageira de qualidade para alimentar o nosso rebanho e melhorar a qualidade tanto da carne quanto do leite", afirmou.

Também foram entregues 5 enciladeiras, 5 enfardadeiras, 5 segadeiras e 6 fatiadeiras em parceria com a Companhia Hidrelétrica São Francisco (Chesf) para atividades de pecuária, além de cisternas, quintais produtivos e assinatura de ordem de serviço de sistema de abastecimento de água do Programa Água para Todos, beneficiando 16 mil famílias.

Camilo Santana também fez o lançamento do Plano Piloto Agropecuário de Ações Preparatórias e Relativas à Seca. O projeto é financiado pelo Banco Mundial, por meio do Projeto São José III. Segundo seu coordenador, Josias Farias Neto, o investimento supera os R$ 52 milhões, e vai criar uma estação agrometeorológica em Piquet Carneiro, que servirá de modelo para outros municípios. "Além disso, vamos iniciar os projetos de reuso de água inicialmente no Centro-Sul, mas que vão incentivar o consumo responsável da água, evitando o desperdício", afirmou.

O governador reafirmou que o Estado precisa oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento do campo. "Hoje, todos os municípios do Ceará estão recebendo ou um projeto produtivo, ou uma adutora, ou novos sistemas de abastecimento d'água, criando a infraestrutura necessária para garantirmos também aos municípios a condição de conviver com seca", disse.

Estiveram presentes os secretários Dedé Teixeira (SDA), Francisco Teixeira (SRH) e Osmar Baquit (Pesca e Aquicultura), os prefeitos Cirilo Pimenta (Quixeramobim), e Expedito José do Nascimento (de Piquet Carneiro e presidente da Aprece), os deputados José Guimarães (federal) e Moisés Braz, Rachel Marques (estaduais), vereadores do município e diversas lideranças políticas do Sertão Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário