A turma reclama! Foi, mas poderia ser melhor.

A produção industrial brasileira esboçou uma reação e cresceu 2% em janeiro, na comparação com dezembro. Contudo, na comparação com janeiro de 2014, o comportamento registrado aponta queda de 5,2%, após uma retração de 2,9% nesse indicador em dezembro. Com isso, o setor acumula uma perda de 3,5% em 12 meses encerrados em janeiro. Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal – produção Física (PIM-PF), e foram divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, no último mês do ano passado, a retração havia sido de 3,2%. Revisado para baixo, o dado apontava, originalmente, uma queda de 2,8%. Com a mudança do dado de dezembro, o resultado de 2014 também foi revisado e ficou um pouco mais negativo e, com isso, a queda passou de 3,2% para 3,3%.
O resultado de janeiro foi o maior desde junho de 2013, mas não compensa a perda do mês anterior. A expansão já era esperada por analistas, que a enxergam como uma recomposição parcial sobre uma base muito fraca. Para analistas, a indústria viverá, em 2015, mais um ano de queda da produção. Em 2014 a perda registrada foi a maior desde 2012. No ano passado, o emprego na indústria também fechou com queda de 3,2%, o pior resultado desde 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário