DNOCS: reunião no Ministério da Integração Nacional discutiu reestruturação e ações de convivência com a seca



Uma reunião no Ministério da Integração Nacional debateu, na tarde desta quarta-feira, 25/10, a reestruturação do Departamento Nacional de Obras contra a Seca. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), articulador do encontro ao lado de integrantes da Associação de Servidores do DNOCS (Assecas), desacou a urgência em novas medidas em prol do fortalecimento e da revalorização do DNOCS, neste 2015 em que o Nordeste brasileiro tem a perspectiva de enfrentar o quarto ano seguido de estiagem, situação que levou inclusive o Governo do Estado do Ceará a desenvolver um plano especial de ações para assistência à população e convivência com os efeitos da prolongada falta de chuvas.

O deputado Chico Lopes e os servidores do DNOCS Alberto Morse e Clécio Jean, integrantes da Assecas, foram recebidos pelo secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Valter Gomes de Sousa. Durante a reunião, foram debatidas estratégias para a reestruturação do DNOCS, movimento que vem ensejando ações do parlamentar há vários anos, com destaque para a campanha “Fica, DNOCS”, promovida no primeiro semestre de 2013, quando havia risco de a direção geral do Departamento ter sua sede mudada de Fortaleza para outra capital.

“A luta dos servidores do DNOCS é a mesma luta de toda a sociedade: por um DNOCS forte, atuante, capaz de cumprir seu papel de colaborar com ações de convivência com a seca, favorecendo a população que mais precisa, o povo do sertão nordestino, mas também contribuindo para o desenvolvimento do Brasil como um todo”, destacou Chico Lopes, após a reunião.

“A reunião desta tarde no Ministério da Integração foi importante para dar sequência a essa luta. Esse é um compromisso do Governo Federal que estamos acompanhando atentamente, colaborando e também cobrando. Juntamente com ações como o projeto São Francisco, a presença de um DNOCS reestruturado e com nova capacidade de dar sua contribuição será essencial para mudar o quadro vivenciado até hoje pelo nosso País, em relação à convivência com a estiagem, à garantia de segurança hídrica, da qualidade de vida do povo e das condições necessárias para manter e ampliar a nossa produção”, aponta o deputado, ressaltando que novas reuniões e atividades quanto ao tema acontecerão no Congresso Nacional e nos estados de atuação do DNOCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário