Aonde foi


Salmito Filho afasta A Onde É da Câmara após ordem da Justiça
Após determinação da Justiça, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (Pros), anunciou, na manhã de ontem, o afastamento do vereador Antônio Farias, conhecido por A Onde É. A iniciativa atendeu a uma decisão judicial assinada pelo juiz de direto Dr. Ireylande Prudente Saraiva, em consenso com parecer do departamento jurídico da CMFor.
Salmito, que chegou a ser notificado na tarde da última quarta-feira (25), explicou que o afastamento será de 180 dias, podendo ser prorrogável por igual período contados a partir da intimação, recebida na última quarta. Tendo em vista o vereador A Onde É ter de se afastar por mais de 120 dias, acima do prazo estipulado pela Lei Orgânica do Município, em seu artigo 43°, Salmito convocou o primeiro suplente do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Robert Burns, para tomar posse ainda hoje  da Câmara Municipal. “Recebi parecer da Coordenadoria Jurídica e convoco o primeiro suplente para a próxima sessão ordinária para eu dar posse. Dessa forma, estamos cumprindo com o nosso compromisso de agir com respeito institucional, transparência e altivez”, pontuou o vereador.
Salmito também ressaltou que a Câmara Municipal de Fortaleza é uma das casas legislativas mais organizadas administrativamente, e compartilhou o mérito com o Tribunal de Contas do Município e com a imprensa. “Isso é muito mérito do TCM e da imprensa. Pela boa ação de fiscalização de controle externo do Tribunal de Contas do Município e também da imprensa que cumpre papel importante”, frisou.
Além do afastamento do  parlamentar, A Onde É teve os bens bloqueados na quantia de até R$ 700 mil de suas contas bancárias. Os assessores de A Onde também foram afastados de seus cargos na Casa. O afastamento deu-se a pedido do Ministério Público do Estado que entrou com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa, organização criminosa e formação de quadrilha ou bando contra o vereador e assessores dele na Câmara. O parlamentar chegou a passar 40 dias preso, mas, por meio de um habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF), no início de novembro, em Brasília.

Conselho de Ética
A Onde É pode ter o mandato cassado pelo Conselho de Ética da Casa. Os pares ainda estão estudando os relatórios do Ministério Público. O presidente da Casa, Salmito Filho aproveitou para parabenizar o Conselho de Ética da Casa em razão do trabalho célere, respeitando os prazos regimentais e o direito de defesa do vereador A Onde É. O presidente sugeriu ao Conselho que apresente uma tabela com os prazos regimentais para um melhor entendimento e didática do processo.
A vereadora Toinha Rocha (Psol), presidente do Conselho de Ética, salientou que, no dia 6 de março, serão ouvidas as testemunhas no Ministério Público e, no dia 9, as testemunhas de defesa do vereador A Onde É. “Tudo está correndo pelos trâmites legais”, declarou Toinha. O vereador João Alfredo parabenizou a celeridade da Mesa Diretora na apreciação e resposta à decisão da Justiça. “Se a gestão anterior tivesse tido o mesmo zelo, esse caso já poderia estar concluído no que tange à Câmara Municipal”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário