Todos pela pacificação


Camilo Santana e Izolda Cela participam da primeira reunião do Ceará Pacífico em 2015
O governador Camilo Santana (PT) e a vice-governadora Izolda Cela (Pros) participam, hoje, no Palácio da Abolição, da primeira reunião do programa Ceará Pacífico em 2015. O tema é um dos sete debatidos durante a elaboração do Plano de Governo, Sete Cearás, que conta ainda com o Ceará Sustentável, o de Oportunidades, o Democrático, o Acolhedor, o do Conhecimento e o Saudável. O “Ceará Pacífico” promete envolver uma série de pastas estaduais, dentro da filosofia de que a luta contra a violência passa por escola, cultura, trabalho, lazer e ações preventivas e coercitivas de combate ao crime.
A segurança pública é um dos setores mais críticos do governo. Camilo já iniciou sua gestão mostrando “serviço” na área e anunciando como primeira medida para melhorar o serviço de segurança, um reajuste no salário da Policia Militar, ele afirmou que irá igualar os salários com a média salarial do Nordeste. Outra atitude do governador vista por muitos militares com bons olhos foi a abertura de diálogo com o principal líder da Polícia Militar, Capitão Wagner.
O encontro terá ainda a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira; do secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista; do presidente do Iplanfor e coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana; do professor César Barreira, do Laboratório de Estudos da Violência da UFC; de Renato Sérgio Lima, do Fórum Brasil de Segurança; e de Luís Flávio Sapori, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas, entre outros especialistas da área.

COMPROMISSO
Como O Estado mostrou na edição da última segunda-feira (12), os principais compromissos do novo governo, que estão disponíveis no site do governo do Ceará para qualquer cidadão que tiver o interesse de acompanhar. No tópico da segurança o governador afirma como compromisso: “Combate à criminalidade por meio da integração de políticas públicas que garantam mais qualidade de vida para as pessoas, por meio de infraestrutura social (educação, saúde, cultura e lazer). Esta ação será obtida pela implantação de um amplo programa que reunirá iniciativas integradas de prevenção da violência urbana. Também estão entre os compromissos de governo a reorganização do Programa Ronda do Quarteirão e a ampliação do Raio; a contratação de mais policiais e a realização de estudo sobre um novo sistema de promoções para a correção de distorções salariais”.

COMITÊ
Camilo ainda anunciou, como medida para combater a violência, que irá criar um comitê de estudos sobre violência no Brasil. A vice-governadora será a responsável pela coordenação do comitê que discutirá a integração de diversas áreas para combater a criminalidade no Estado. O comitê vai reunir algumas áreas do governo tais como educação, saúde, assistência social e combate às drogas.
 “Vamos trabalhar, de forma integrada, as ações de governo nas áreas mais críticas como Fortaleza, Região Metropolitana e algumas áreas do interior. Vamos fazer um bom trabalho. Inclusive, estou trazendo pessoas de fora. Fiz uma reunião com o presidente nacional  do Comitê sobre Estudos sobre Violência no Brasil, e eles vão colaborar para que o Ceará seja o primeiro estado modelo do caso”, disse. Ele ainda informou que o grupo contará com especialistas de outros estados, como José Luiz Ratton, que coordenou o programa Pacto pela Vida, em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário