Todo lixo é uma questão de educação. Boa, ou má.


Mais de 27t de lixo retiradas de esgotos
Sempre que uma forte chuva cai em Fortaleza, rapidamente ruas e avenidas ficam alagadas. O que muitos não sabem é que o problema ocorre, na maioria das vezes, porque as tubulações da rede de esgoto estão obstruídas com lixo que são descartados, indevidamente, pela própria população. Só no ano passado, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) retirou 27,465 toneladas de lixo do sistema de esgotamento sanitário, provenientes das estações de tratamento e elevatórias.
Um número preocupante, tendo em vista que, em 2013, a Cagece registrou 9.669 toneladas de lixo da rede, o que significa um aumento de quase 18 toneladas. Se comparado à retirada registrada em 2012, o aumento ainda é mais significante. Naquele ano, a companhia retirou 7.429 toneladas.
 A Cagece adere a alta quantidade de resíduos sólidos retirados do sistema ao mau uso do esgotamento sanitário pela população. De acordo com o diretor de operações da companhia, Josineto Araújo, a alta também tem a ver com o crescimento da rede de coleta de esgotos implantados na cidade. “Muitas obras estão acontecendo na Capital na intenção de ampliar a rede. Consequentemente mais pessoas estão tendo acesso e muitas ainda não sabe como usar corretamente esse sistema e acaba jogando muitos resíduos sólidos no local errado”.  
Segundo o diretor, tem pessoas que jogam de tudo na rede sanitária. “na rede encontra-se todo tipo de lixo. Além dos mais comuns, como papel higiênico e restos de comida, até móveis, pedaços de madeiras, garrafas de plástico, vasilhames de cosméticos e sapatos. Esse material pesa mais quando chega às estações elevatórias”, explicou Araújo.
O diretor afirma que as equipes da Cagece são orientadas a ensinar a sociedade sobre o uso correto do sistema. “Também fazemos campanhas em escolas e comunidades no intuito de mudar a cultura de muitas famílias. Muita gente ainda tem o costume de esgotar a água da chuva empossada em casa ou na rua através das redes coletoras de esgoto. Eles tiram o tampão para a água escorrer e acaba entrando, além da água, o lixo que se encontra na rua e isso é muito prejudicial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário