Tem dinheiro pra cuidar dos cassacos do século 21


Secretário garante recursos para obras
O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, confirmou deixar, quando ministro da Integração Nacional, a importância de R$ 4 bilhões, do PAC  (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, destinada ao Ceará para que o Estado aplique em obras de combate a seca, como adutoras, poços profundos e cisternas.
O dinheiro, segundo ele, já vinha sendo aplicado e vai continuar de acordo com as necessidades. Ele destacou como muito importante e merecendo continuação, o Cinturão das Águas, que vai receber, quando estiver pronto (previsão no fim de 2015 ou começo de 2016), as águas da transposição do Rio São Francisco.
O CAC, segundo o secretário, é muito importante, porque, estando concluída a transposição, ele vai distribuir água, através de adutoras, para várias regiões cearenses, devendo acabar com o trabalho do carro-pipa. Essa operação, como explicou, será levar água de onde tem, que é o canal do Cinturão, para onde não tem, para o abastecimento comum e até mesmo irrigação.
“Como secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará no governo Camilo Santana, vou lutar muito junto à pasta federal que dirigi, para que o Cinturão das Águas seja concluído, porque o equipamento tem muita importância na questão de distribuição de água”, promete ele. Sobre as obras do CAC, disse que elas estão caminhando em ritmo considerado bom.
Com relação à transposição do Rio São Francisco, disse que entregou para o seu substituto, Gilberto Occhi, com 70% dos trabalhos realizados. Sobre a questão de dinheiro para a obra, disse que não há problema, porque está dentro do orçamento da pasta. Falando sobre a possibilidade de inverno neste ano, observou que a Funceme, no fim do mês, vai fazer uma previsão.

Penso eu - Cassado eram chamados os operários que nos anos 50, trabalhavam em obras do DNOCS,no Ceará, para não morrerem de fome e sede. Essas obras e os fornecimentos fizeram riquezas diversas no Estado que jamais foram discutidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário