Polícia vai ocupar ou só bater o ponto nas Goiabeiras?


Polícia ocupa bairros Goiabeiras e Pirambu
Em resposta às “leis” impostas pelo tráfico na região das Goiabeiras e no Pirambu, as polícias militar e civil realizaram duas operações paralelas para restabelecer a ordem nas comunidades. De acordo com o coordenador da Área Integrada de Segurança (AIS) 1, coronel Francisco Souto, a primeira ação foi realizada na Rua dos Abolicionistas, na subida do Morro Santiago, próximo ao Campo do Grêmio. No local, as gangues rivais “Ratos da Barra” e “Gangue do Morro Santiago” pintaram nos asfaltos e muros mensagens ameaçadoras para os moradores.
 “As frases diziam que, se subisse de carro, era para abaixar o vidro ou, se subisse de moto, tirasse o capacete. Do contrário, as balas iam comer. Mas já apagamos as mensagens. Houve uma tentativa do tráfico de quebrar a ordem e determinar novas diretrizes. As facções criminosas acham que a gente não ocupa essas comunidades. Não deixamos e nem vamos permitir isso. Vamos continuar ocupando as comunidades 24 horas por dia. O cidadão de bem pode seguir sua rotina. Já o bandido, nós vamos prender”, determinou o coronel.

REPERCUSSÃO
As mensagens repercutiram, principalmente, após a tentativa de homicídio na Rua Praia do Sol, no bairro Barra do Ceará, na última segunda-feira, 19. Francisco Estefanine Barbosa dos Santos e Claudean Sousa Cruz ocupavam um veículo, com os vidros levantados, e foram confundidos com membros de uma gangue rival, a “Gangue do Morro Santiago”. Três homens atiraram contra os ocupantes do carro. Uma das vítimas foi atingida de raspão, e a outra foi alvejada na cabeça. Ambos foram socorridos no Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro da Capital. Conforme o coronel Francisco Souto, a vítima mais grave está em coma.
Antônio Carlos Pinheiro da Silva (19), conhecido como “Cassaco”, Jameson Ângelo Costa (20), conhecido “Canudo Branco”, - ambos sem antecedentes criminais, e Daniel Rodrigues de Oliveira (27), conhecido como “Gaiato”, que responde por roubo, foram presos logo após as tentativas de homicídios. O trio foi localizado pelos policiais em uma residência situada na Travessa Morro Branco, ainda na Barra do Ceará. Com eles, os policiais apreenderam a arma utilizada no crime - uma pistola de calibre 380 municiada e certa quantidade de cocaína.
O trio foi conduzido ao 7o DP, onde foi reconhecido por testemunhas do crime, e autuado em flagrante por tentativa de duplo homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa.

PIRAMBU
A segunda ação aconteceu na região do Caldeirão, no Pirambu. Em ambas as operações participaram, além do coronel Souto, os delegados Romério Almeida, também responsável pela AIS 1, e Barbosa Filho, titular do 7o Distrito Policial. Na comunidade, duas gangues disputam território, a “Cacimba dos Pombos” e a “Areia Grossa”. Uma briga entre as duas facções, na noite de terça-feira, resultou na morte de um adolescente de 14 anos, identificado como Daniel. Ele foi vítima de bala perdida.
“Após a investida no Morro do Santiago, seguimos para a região do Caldeirão, no Pirambu. Nesta incursão, prendemos um rapaz, identificado como Eliandro de Sousa Silva, de 19 anos. Ele estava armado e reagiu à prisão, trocando tiros com a polícia. Com ele apreendemos uma pistola .40, com numeração raspada e 13 munições intactas”, relatou o coronel Souto.
 Eliandro é suspeito de envolvimento no tiroteio que vitimou o jovem Daniel. De acordo com o comandante da AIS 1, o detido apontou outra pessoa como autora do disparo que matou o adolescente. “Ele afirmou que um rapaz conhecido como Denis é o responsável pela morte do Daniel. Eliandro foi levado para o 7o DP e autuado por porte ilegal de armas. O delegado Barbosa Filho abriu o inquérito sobre a morte do adolescente e vai investigar a arma que foi apreendida, além de continuar a busca pelo Denis”, informou o coronel.

EM TEMPO
No início da tarde de ontem, os policiais prenderam Maria Valdênia Rodrigues (31), a “Val”, em uma residência próxima ao campo do Grêmio, na Barra do Ceará. Com ela, os policiais encontraram uma pistola calibre 762 municiada, munições de uso restrito e maconha. Valdênia também foi conduzida ao 7o DP e autuada por porte ilegal de arma de fogo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário