Opinião


O poder público deve estar onde a população está

foto salmito 150106 cmfor
 Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PROS)-Presidente
Todos os dias, cerca de 300 mil pessoas circulam pelo Centro de Fortaleza. Nos finais de semana, esse número chega a meio milhão e triplica quando no período de festas de fim de ano. Se município fosse, o Centro teria a segunda maior arrecadação sobre circulação de mercadorias e serviços, o ICMS, atrás somente da própria Capital.
Diante desse potencial, o poder público deveria estar onde a população está, como atualmente ocorre com a sede do Poder Executivo Municipal, localizada no próprio Centro; do Poder Executivo Estadual, a poucos metros do quadrilátero histórico-cultural da cidade; e também do Poder Legislativo Estadual, a cerca de 5,5 quilômetros do chamado coração de Fortaleza, com deslocamento em menos de meia hora por transporte público.
Conhecida como a Casa do Povo, a Câmara Municipal de Fortaleza se encontra fisicamente afastada do Centro, com uma distância de quase 10 quilômetros e sem muitas opções de transporte público, diante da necessidade do atendimento em bairros de maior concentração populacional.
Principal objeto dos projetos elaborados pelos vereadores, das discussões nas comissões técnicas e audiências públicas e das votações em Plenário, o cidadão de Fortaleza não pode deixar de se fazer presente à Câmara Municipal. Mas, para isso, cabe ao próprio poder público garantir o fácil deslocamento da população.
Eleita para o biênio 2015/2016, a nova Mesa Diretora do Legislativo de Fortaleza inicia o debate de levar a Casa do Povo para próximo da população. Atualmente, a estrutura da Câmara Municipal necessita de reforma, já com orçamento apreciado pelos vereadores, desde a última direção. Além da precariedade de vagas no estacionamento, do pouco espaço dos gabinetes e da própria área do prédio, a avenida Thompson Bulcão (atual Patriolino Ribeiro) será alargada, o que reduzirá ainda mais o espaço do estacionamento.
A necessidade da reforma abre a discussão da possibilidade de levar a Câmara para o Centro. O desafio é promover esse deslocamento com os mesmos recursos que até então serão empregados na reforma. O mero vislumbro de a Câmara Municipal passar a funcionar no coração da cidade, sinaliza apoios de entidades que, assim como os poderes Legislativo e Executivo, trabalham para a revitalização do Centro.
Além de promover o debate de levar a Casa do Povo para mais próximo da população, a nova Mesa Diretora também elaborou nos primeiros dias de gestão a Reforma Administrativa do Legislativo de Fortaleza, com foco na transparência do emprego do dinheiro público. O apoio irrestrito de todos os vereadores presentes às votações, às propostas que modernizam e empregam a transparência administrativa, mostra que a Câmara Municipal já dá passos largos ao encontro da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário