O primeiro bode que Camilo encara na sala de visitas


Camilo propõe fim da greve e novo concurso
Com uma greve que se arrasta há quase 100 dias nas universidades estaduais para enfrentar, o governador Camilo Santana reuniu-se, ontem, com reitores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio; da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), Antônia Otonite Cortez.
 Da reunião, que contou, ainda, com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, de alunos e sindicalistas, saiu a promessa da realização de um concurso público, com oferta de 250 vagas para professor efetivo e mais 192 para servidores técnico-administrativos, uma das principais demandas do movimento grevista. As reitorias foram autorizadas a elaborar, em caráter emergencial, o edital dos concursos.
 Em contrapartida, Camilo Santana condicionou a realização do certame, além de outras ações emergenciais, ao término da greve, que foi deflagrada em 17 de setembro de 2014. “Eu estou proposto a realizar o concurso, mas só com a certeza de que as universidades sairão de greve”, destacou Camilo.
As demandas abrangem também questões ligadas a servidores técnico-administrativos; leis complementares ao plano de cargos carreiras e vencimentos dos docentes; política de assistência estudantil; reforma e ampliação do campus de Itapipoca.
 Élcio Batista, secretário-chefe do Gabinete do Governador, comentou que os pontos prioritários da pauta serão encaminhados, após acordo assumido por Camilo. “Questões como o concurso, a Lei de Insalubridade e Periculosidade, Lei de Professores Associados, dentre outros pontos. As leis estão aguardando o retorno do funcionamento da Assembleia Legislativa para aprovação”.

VITÓRIA
Na análise de Eudes Baima, membro do comando de greve, as reinvindicações foram contempladas parcialmente. No entanto, os grevistas consideram uma vitória do movimento. “Um concurso com 250 vagas para professor efetivo representa um alívio razoável, devido ao aperto que estávamos na mão de obra docente. Além disso, confirmamos a licitação do prédio da Uece de Itapipoca”, pontuou Baima.
 Na reunião, conforme Baima, também foi confirmado a posse de 31 professores concursados que ainda não tinham sido empossados pelo governo anterior. “Se o movimento não arrancou tudo, arrancou a maior parte das reinvindicações. Mas, quem vai avaliar é a categoria”, ressaltou o professor.
Está prevista para a próxima sexta-feira, 9, uma assembleia com a categoria, no Campus do Itapery, às 9h. Se os grevistas acatarem o acordo, as aulas da Uece serão retomadas na segunda-feira seguinte. As assembleias da UVA e Urca estão marcadas para segunda e terça-feira. “Se retornamos, vamos continuar de onde paramos, ou seja, 2014.2. Aí vamos regularizar o calendário, mas vai demorar um pouco”, adiantou Baima.

PRÓXIMA REUNIÃO
Para dar continuidade às negociações, Baima informou que haverá uma reunião com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda. Na pauta, as demais reinvindicações da categoria como o projeto de criação do curso de Ciência Sociais na Faculdade de Itapipoca e o calendário de concurso para repor integralmente a perda de professores ao longo dos últimos quatro anos.
Sobre o diálogo com o novo governo, o professor argumentou que tem certeza sobre o cumprimento do acordo assumido ontem por Camilo, porém, ressaltou que a mobilização deve continuar unida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário