O mundo paralelo de Lavor


Secretário defende reformulação do SUS
O médico Carlile Lavor foi empossado, no final da tarde de ontem, como o novo secretário da Saúde do Estado. A solenidade aconteceu no pátio interno da Secretaria da Saúde  do Estado do Ceará (Sesa), localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza.
Em seu discurso de posse, falou que reconhece as dificuldades do setor, mas que tem força e garra para enfrentar os desafios.  “Os problemas existem. Vamos precisar da ajuda de todos. Vamos começar os trabalhos imediatamente buscando a melhoria da saúde dos cearenses. Estou confiante”, disse.
Lavor afirmou que irá reescrever o Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, vivemos 20 anos do sistema. Agora, é possível reescrever com os pés no chão para que facilite a vida das pessoas. Contando com os recursos que temos. A dificuldade é grande. Ano passado, R$ 200 milhões em medicamentos foram receitados pelo Poder Judiciário. E isso precisa ser explicado sobre o direito do cidadão. Hoje, cada município conta com um sistema de saúde. Precisamos refazer essa história”, destacou.
Segundo o secretário, só a construção de hospitais não irá resolver o problema da saúde pública. Ele sinalizou que há uma necessidade de um trabalho de prevenção de acidentes entre a sociedade. “É melhor construir mais hospitais ou é melhor trabalhar na prevenção de acidentes? O que seria mais rentável e daria melhor resultado, mais UTIs ou uma maior vigilância na segurança? O Instituto Dr. José Frota (IJF) está cheio de acidentados que bebem e, depois, vão dirigir suas motos. Se a gente não ajudar na prevenção, os hospitais não vão dar conta”, apontou o médico.

DESAFIOS
Dentre os desafios a serem enfrentados, Lavor pontuou, entre os principais, a definição do papel do Município e do Estado na saúde. “Está muito misturado. Isso vou fazer neste primeiro momento. Vamos definir qual é o papel de cada um. A ideia é que os municípios façam a saúde básica, mas eles também fazem a especializada. Aí, fica difícil. Também vamos chamar os profissionais para trabalhar. Tem alguns muito bons no mercado. Quero atrair todos e reunir para o trabalho”.
 Outra dificuldade apontada por Lavor como as mais emergentes está a dificuldade nas finanças e os reflexos que se pode ter no sistema de saúde. “Este é um problema grave. No entanto, é certo que, neste ano vamos ter menos recursos. Temos que pensar na saúde como um todo, e temos que trabalhar todos juntos. Temos que juntar e definir com clareza as prioridades e o que vai dar mais resultado para os investimentos”, contou.

HGF
A chuva no último sábado alagou uma ala do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Lavor disse que foi ao local e constatou o problema pessoalmente. “Tivemos um prejuízo. Fui junto com o governador e vimos o sofrimento das pessoas. Aquele é um quadro dantesco. As pessoas apavoradas e a dificuldade dos profissionais de atender muita gente acima da capacidade deles. Eu vi o zelo dos profissionais em proteger os equipamentos e os pacientes, mas é um caso que não deve ocorrer”, argumentou, acrescentando que também irá trabalhar para evitar as filas de espera por atendimentos. “Este é um problema triste. Não vou esquecer esse tema. Vamos trabalhar contando com a colaboração de todos”, falou.

CIRO GOMES
O ex-secretário Ciro Gomes agradeceu a oportunidade do trabalho, desejando boa sorte ao novo gestor. “É um privilégio entregar este cargo tão difícil a uma pessoa de alta qualidade intelectual e moral que é o Carlile. A saúde segue sendo uma dos pontos mais difíceis de trabalhar, mas encaramos”. Ele falou dos avanços da saúde no Estado destacando o investimento em equipamentos. “Só de mamografias, saímos de ridículos 6 mil por ano para 200 mil; e isso ainda precisando chamar a atenção das mulheres, porque hoje nós temos máquinas ociosas porque as mulheres não estão comparecendo para fazer o exame; e isso é sério; pois o exame detecta a doença; que pode ser curada se ainda estiver no início”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário