O fim do mundo está fugindo

BC aponta leve recuperação do desempenho da economia do País
O desempenho da economia brasileira melhorou discretamente em novembro e continua acumulando retração no ano, reforçando a previsão de que 2014 deve terminar com um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) próximo a zero. O indicador mensal de atividade do Banco Central, o IBC-Br, avançou 0,04% em novembro em relação a outubro, descontados efeitos sazonais (como número de dias úteis). Em outubro, o indicador havia caído 0,26% na comparação com setembro.
Apesar do bom desempenho das vendas no varejo no mês, a queda de 0,7% na produção industrial teve peso no fraco crescimento do indicador do BC, que serve como termômetro do PIB ao longo dos meses. De janeiro a novembro, o IBC-Br registra queda de 0,12% em relação ao mesmo período de 2013. Em 12 meses, houve queda de 0,01% na comparação com os 12 meses anteriores. Sobre novembro do ano passado, o IBC-Br aponta baixa de 1,3% na série sem ajuste (baixa de 0,49% com ajuste).
Nos três meses encerrados em novembro, a queda é de 0,86%, após baixa de 0,05% nos três meses encerrados em outubro. O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). Devido às revisões constantes do indicador, o IBC-Br, medido em 12 meses, é mais estável do que a medição mensal, assim como o próprio Produto Interno Bruto (PIB). Na média móvel trimestral, indicador mais utilizado para tentar capturar tendência, o IBC-Br mostra variação negativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário