Novos secretários apontam desafio de suas pastas

Novos secretários do governo de Camilo Santana (PT), dentre estes o ex-senador Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior - Secitece) e Maurício Holanda (Educação), apontam as expectativas e desafios de suas pastas e da importância do alinhamento político com o governo federal para que as políticas públicas sejam desenvolvidas logrando êxito.
Ao jornal O Estado, o novo secretário do Secitece ressaltou que, em qualquer governo, a área de Ciências e Tecnologia é uma área estratégica, tendo em vista que permite que o Estado e o Brasil deflagrem o desenvolvimento. Para isso, ressalta Inácio, é fundamental investir nas universidades. “O Brasil vem em uma tentativa muito grande de investir na área de pesquisa, tanto com empresas, como em universidades. A produção científica tem aumentado muito, e temos que aproveitar esse bom momento da Ciência e Tecnologia em nosso Brasil e no Estado”, reverberou.
De acordo o secretário, há um desafio pela frente: “Trabalhar bem com as três universidades (UVA, Urca e Uece) e ampliar a extensão e a pesquisa, esforço que vai significar mais formação, mais preparo para poder gerar os grandes núcleos de pesquisas”, frisa.
Inácio esclarece que sua pasta é ainda responsável pelo cinturão digital, energia eólica, além da empresa Fiocruz que está se instalando no Estado. “Nós temos condições de ter um bom alinhamento nacional, porque temos um ministro de Ciência e Tecnologia com quem, partidariamente, estamos muito aliados, e nós temos o ministro da Educação que é do Estado do Ceará”, afirmou dando conta de que, “às vezes, santo de casa não obra milagre, mas nesse caso, vai ter que obrar, porque precisamos aproveitar estas influências para trazer mais investimentos para o Ceará”, concluiu.

EDUCAÇÃO
Já o secretário de Educação, Maurício Holanda, também afirma que, em sua área, “muita coisa tende a melhorar”. “Primeiro que a gente pode falar de resultados relevantes de melhorias no 1º ao 5º ano, mas a gente tem uma tarefa de melhorar todos os níveis”, diz. Segundo Maurício, será necessário um esforço concentrado, diário, para mudar o cenário da educação pública em todo o Ceará.
“É preciso trabalhar todos os dias, persistentemente, e ter a consciência de que as coisas não se transformam em passe de mágica. Elas modificam-se gradativamente e como fruto de um esforço consistente e duradouro”, afirmou.
Para o novo titular da pasta, a educação brasileira e de nenhuma sociedade melhora apenas com a ação do Estado, mas de reforço federal, além da necessidade de ampliação das possibilidades de participação cidadã dos pais dos alunos, bem como dos próprios jovens, onde destaca serem cidadãos e eleitores, donos de suas vontades e opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário