Nossa santa e poderosa castaninha de caju

Desenvolvimento Agrário

Agricultura Familiar Alimenta o Brasil que Cresce

Boletim Informativo

Boletim Informativo - MDA

A castanha de caju produzida no Ceará ganha cada vez mais espaço nos grandes centros de comercialização do País, como as prateleiras de supermercados de São Paulo. A expansão se tornou possível com a criação da Central de Cooperativas (Coopacaju), em 2006, que passou a absorver a produção de 350 famílias de agricultores familiares e assentados da reforma agrária dos municípios de Aracati, Aquiraz, Ocara, Tururu e Chorozinho. 
“Temos a capacidade de beneficiar 200 quilos de castanha por dia. Nas pequenas fábricas, o produto passa por um processo de cozimento, estufagem, corte, retirada de película e classificação. A castanha é frita, embalada e comercializada”, explica a presidente da Coopacaju, Cleoneide de Lima Silva, 37 anos. 
Somente com a produção no município de Aracati, a 145 quilômetros da capital Fortaleza, foram comercializados, em 2014, R$ 227 mil, por meio dos programas de compras governamentais e mercados privados. “A nossa expectativa para 2015 é de aumentar a nossa matéria-prima. Acredito que teremos uma ótima safra”, afirma Cleoneide. 
Alimentação escolar 
Além da castanha, a Coopacaju produz polpas de goiaba, manga, acerola e caju, que fazem parte da merenda escolar da rede pública da capital cearense.  A comercialização é feita pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Governo Federal. “É a primeira vez que fornecemos para as escolas. De julho a dezembro do ano passado, conseguimos comercializar 10 mil toneladas de polpa de fruta”, observa Cleoneide.
Com esse incentivo, ela acredita na ampliação da Central de Cooperativas. “Já começamos a aumentar a estrutura das nossas pequenas fábricas com a construção das câmaras frias para o armazenamento do produto”, comenta.
Para ela, a participação na cooperativa transformou vidas. “Antes a gente não tinha geladeira para tomar água gelada, não tinha uma televisão. Agora, podemos até escolher o quê comprar e isso dá conforto às nossas famílias”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário