Hora do gargarejo


Servidores exonerados aguardam nomeação
Com 19 dias à frente do Governo do Ceará, Camilo Santana (PT) ainda deixa pendente a nomeação dos cargos de segundo escalão. Com isso, empresas e entidades públicas seguem com comandos interinos e funcionários exonerados, desde 1º de janeiro, trabalhando normalmente. Até agora, apenas dirigentes da segurança pública foram anunciados pelo governador.
Apesar da atual situação, Camilo não demonstrou ter pressa para a nomeação dos gestores. Questionado na última quarta-feira (14) sobre o porquê da demora, Camilo respondeu com outra pergunta: “E qual a pressa?”. O governador ainda informou que “Em todas as secretarias e todos os órgãos tem gente respondendo, não foram exonerados 100%”. Ele ainda destacou que nenhum diretor de hospital foi exonerado. Segundo Camilo, o Estado não funciona no primeiro mês em termos de pagamento. “O sistema está fechado; então é um momento para os secretários se aprofundarem, conhecerem melhor, se planejarem”, disse Camilo.
Órgãos como a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), permanecem com muitos comissionados, exonerados, trabalhando normalmente.  Segundo informações da própria Cogerh, todos os funcionários comissionados estão exonerados desde o dia 1º de janeiro.  A informação do órgão é confirmada através de um “Ato conjunto de Exoneração” disponível no site da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), onde diz: “OS SECRETÁRIOS DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas respectivas competências e atribuições que lhes foram delegadas pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Ceará (...), RESOLVEM EXONERAR todos os servidores ocupantes de Cargos de Provimento em Comissão do Poder Executivo do Estado do Ceará, a partir de 1º de janeiro de 2015”.
No entanto, muitos desses comissionados permanecem exercendo suas funções, no aguardo da indicação do governador para o segundo escalão. Vale ressaltar que, como eles estão exonerados, ficam sem receber seus salários. A Cogerh preferiu não informa sobre os repasses financeiros. Por enquanto, a companhia está sendo presidida interinamente, pelo diretor de Planejamento, João Lúcio Farias.
Encontram-se na mesma situação outros órgãos de segundo escalão, como a Empresa de Portos, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência Reguladora do Estado (Arce), Metrofor, Escola de Saúde Pública, Superintendência do Meio Ambiente (Semace) e órgãos ligados ao desenvolvimento agrário e agricultura, entre outros.
O Estado apurou que o governador deve começar a realizar as nomeações de alguns órgãos na primeira semana de fevereiro. Ainda segundo fontes ligadas ao Palácio da Abolição, Camilo não pretende realizar grandes mudanças no quadro de funcionários, e as mudanças devem ser feitas gradativamente, podendo chegar até meados de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário