Histórias que o
Fabrício cobra
Fabrício Moreira,
contador de causos, vindo la das bandas dos Icós, cobra deste humilde vivente,
vivências desta vida veia cheia de caminhos e vidas. Conto-lhes eu uma, só uma
porque hoje é domingo e domingo é dia de, estando em graça, contar histórias.
A parceria
Um dia, posto ao
descanso do trabalho de pesquisa à vida de Zé Arigó, nas Congonhas do Campo,
berço das danações de Aleijadinho, o barroco brasileiro em estado de latência,
veio-me o Wando,que depois seríamos parceiros, aí então só o Wanderley do Conjunto musical Os Escaravelhos
para mostrar letra recém escrita. “O importante é ser fevereiro/Que tem
carnaval pra gente sambar...e ia pela aí.
Depois mostrou a
melodia, um frevo misturado com samba e um som que pouco se fazia à época. Tempo que segue e certa hora chega à cidade
um outro conjunto, este já famoso, chamado Nilo Amaro e seus cantores de ébano.
Aquele onde o Lumumba abria o carro chefe cantando...Uirapuru, Uiripuru,
seresteiro cantador do meu sertão.
E se fizeram amizades
nascidas no Hotel Vartuli que nem sei se ainda hoje existe. Wando escrevendo
letras, espargindo alegria, bom humor e bons amores pela cidade e arredores.E
poesia. Sempre por perto acompanhei a quase traumática ida do Wando pra São Paulo.
Nilo Amaro convenceu Wando ao grande centro e assim foi feito.
Tinha aquela música
alegre e era véspera, ou anti-véspera de carnaval. E Jair Rodrigues estourou
com a música do Wando, aquela que eu havia visto e até sugerido uma ou outra
vírgula nos versos do moço. Então veio o disco do Jair e depois do disco do
próprio Wando. A música que vira nascer tinha “parceiros”, “co-autores”. O Importante é Ser Fevereiro, de
Wando, Nilo Amaro e Jair Rodrigues. Um sugeriu o outro gravou, desde que Wando
lhes desce parceria e um dindim no Direito Autoral.
Em 1976, o disco aí marcou minha "carreira musical".
Em 1976, Wando gravou seu terceiro LP que, na minha opinião, merecia ser relançado em CD e que, infelizmente, é pouco lembrado:"Porta do Sol". Com o repertório bastante MPBista, com letras decentes (sem se preocupar com menores de idade por perto) e com arranjos de banda de garagem regados a muito teclado (bastante futurista e bem "hi-tech" para a década de 70), tudo isso lembrando Caetano Veloso nessa mesma época. Este disco é totalmente diferente em estilo e conteúdo, do trabalho que Wando passaria e desenvolver a partir daí... e causa até confusão, e uma prova disso é que tenho o vinil e já tive a oportunidade de tocá-lo para amigos que não acreditaram que era o cantor!
Disco Porta do Sol - Wando (1976)
O LP abre com a religiosa "Jesus (Negro Bonito dos Olhos Azuis)", este com direito a coral de igreja.Um LP que vale a pena ouvir. Portanto, esqueça certos clássicos como "Gosto de Maçã" , "Fogo e Paixão", "Obsceno","Amor Filho da Puta" (desse cara eu esperava tudo, menos isso...) e "Safada"("Vem minha safada, vem minha bandida, minha descarada"...essa que Wando fez em parceria com o humorista Chico Anysio) e ouça "Odoiá", "Ei, Amigo","Banho de Cerveja" (esta que é um eletro-baião), "Você às Vezes Até Sou Eu" (idem) e o sambinha "Há Tanto Pra Dizer".
"Porta do Sol" - Wando(Beverly/Copacabana Discos, 1976)1- Jesus (Negro bonito dos olhos azuis)(Wando)
• Abertura: Porto do Sol (Sergio Lemke)
2- Vê coração bandido(Sergio Lemke)
3- Odoiá(Chico de Assis - Wando)
4- O rei(Édson Conceição)
• Abertura: Porto do Sol (Sergio Lemke)
2- Vê coração bandido(Sergio Lemke)
3- Odoiá(Chico de Assis - Wando)
4- O rei(Édson Conceição)
5- Sumida(Rose Marie - Wando)
6- Menino de rua(José Luiz - Milly)
7- Ei, amigo(Wando)
8- Banho de cerveja(Sergio Lemke)
9- Você às vezes até sou eu(Mathuzalém)
10- Amor maior(J. Velloso - Andó)
11- Rosto marcado(Édson Conceição - Wando)
12- Há tanto pra dizer(Wando - Macário Batista)
6- Menino de rua(José Luiz - Milly)
7- Ei, amigo(Wando)
8- Banho de cerveja(Sergio Lemke)
9- Você às vezes até sou eu(Mathuzalém)
10- Amor maior(J. Velloso - Andó)
11- Rosto marcado(Édson Conceição - Wando)
12- Há tanto pra dizer(Wando - Macário Batista)
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