Cunha cabala votos no Ceará


Por apoio, Ceará na rota do PT e PMDB
O pré-candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), estará hoje, em Fortaleza, para uma audiência com o governador Camilo Santana (PT) e um almoço com a bancada federal cearense. Chinaglia pedirá apoio dos parlamentares para que seu nome seja indicado pelo Partido dos Trabalhadores em consenso. Dos 22 deputados federais eleitos para representar o Estado, Chinaglia pode ter o apoio de 14 deles, entre petistas e aliados de Camilo Santana. Já o adversário político de Chinaglia, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também estará em Fortaleza, na próxima sexta-feira (16), para manter contato com a bancada federal cearense e discutir sua estratégia de campanha.

TRADIÇÃO
A indicação da candidatura de Arlindo Chinaglia segue a tradição de que o maior partido em representação na Casa indique o próximo presidente. No cenário nacional, o PT elegeu 69 deputados federais, contra 66 do PMDB. Os dois integram a bancada de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT), mesmo divergindo quanto ao comando da Câmara Federal.
No Ceará, o PT tem os deputados José Guimarães, Luizianne Lins, Odorico Monteiro e José Airton. Quanto aos aliados, o petista Arlindo Chinaglia pode contar com Domingos Neto (Pros), André Figueiredo (PDT), Ronaldo Martins (PRB), Adail Carneiro (PHS), Macedo (PSL), Leônidas Cristino (Pros), Antônio Balhmann (Pros), Arnon Bezerra (PTB) e Chico Lopes (PCdoB).
Chinaglia já está viajando pelo País e esteve nos últimos dias no Espírito Santo e Rio Janeiro; agora, passará pelo Nordeste. Tendo em vista os governadores terem a proximidade com as bancadas dos estados, o apoio dos chefes de estados é fundamental e estratégico.

EDUARDO CUNHA
Apesar de estar na base aliada do governo federal, Eduardo Cunha não tem o apoio dos petistas, em razão de ter votado matérias contrárias ao governo, como MP dos Portos e Código Florestal. Contudo, Cunha pode ter o apoio de três peemedebistas, entre eles, Danilo Forte, Aníbal Ferreira e Vitor Valim, e de adversários políticos do governo do Ceará, como Genecias Noronha (SD), Moisés Rodrigues (PPS), Gorete Pereira (PR) e Cabo Sabino (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário