Cuba lança notas de maior valor

Cuba dá mais um passo em direção à unificação monetária

O Banco Central da ilha anunciou a emissão de notas de maior valor para facilitar as compras em pesos cubanos

Uma tabela de preços em um mercado de Havana. / EFE

O Banco Central de Cuba anunciou a emissão de notas de maior valor em pesos cubanos, como parte do processo de eliminação da dualidade monetária, que começou em outubro de 2013. A partir do dia 1º de fevereiro começarão a circular na ilha notas de 200, 500 e 1.000 pesos cubanos (CUP), equivalentes a 8, 20 e 40 dólares, o que facilitará as compras de produtos em pesos conversíveis (CUC).
O sistema de duas moedas está em vigor em Cuba desde 1994. Desde então, circulam na ilha o peso cubano (CUP) e o peso conversível (CUC), que equivale a um dólar ou 25 CUP. Até agora, os salários dos trabalhadores e os bens e serviços básicos estão em pesos cubanos, enquanto que os preços dos produtos importados e serviços como o turismo estão em pesos convertíveis (CUC).
Desde outubro de 2013, as lojas que oferecem produtos em CUC começaram a aceitar “experimentalmente” pagamentos com pesos. Mas a diferença de preço entre os bens e serviços em CUC e os subsidiados pelo Estado é enorme, e os pagamentos com moeda nacional se tornaram complicados. Os consumidores devem levar maços de notas para pagar por móveis ou eletrodomésticos, pois a maior nota nacional que existia até agora era a de 100 pesos, equivalente a 4 dólares ou 4 CUC.
A nota nacional de maior valor até agora era a de 100 pesos, equivalente a 4 dólares

“Nos últimos meses aumentou a utilização do CUP nas lojas que vendem em CUC (...) Isso, claro, implica a manipulação de maior quantidade de dinheiro, não só para as pessoas, mas também para os comércios, transportadoras, entre outros”, admitiu o vice-presidente do Banco Central de Cuba, Francisco Mayobre Lence, em declarações ao jornal oficial Granma. “A circulação de notas de maior valor ajuda a diminuir gradualmente este problema, porque quando for necessário realizar um pagamento grande, as pessoas poderão usar notas de maior valor”, acrescentou Mayobre.
A eliminação da dualidade monetária foi citada pelas autoridades cubanas em abril de 2011, como parte das novas orientações para a atualização do modelo econômico de Cuba, e anunciada oficialmente dois anos depois, sem que tenha sido estabelecida uma data concreta para sua entrada em vigor. “A unificação monetária e cambial não é uma medida que vai resolver, sozinha, todos os problemas atuais da economia, mas sua aplicação é essencial para garantir o restabelecimento do valor do peso cubano e de suas funções como dinheiro, ou seja, como unidade de conta, meios de pagamento e acumulação”, diz o comunicado emitido pelo Governo de Havana que marcou o início do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário