Coluna do blog



Dilma entrega governo a Cid Gomes
Lá pras tantas do discurso de posse Dilma deu a pista de porque chamou Cid Gomes para o Ministério da Educação. E Cid sabia disso quando aceitou o convite e dentro do convite o desafio. Leia: “Senhoras e Senhores, Gostaria de anunciar agora o novo lema do meu governo. Ele é simples, é direto e é mobilizador. Reflete com clareza qual será a nossa grande prioridade e sinaliza para qual setor deve convergir o esforço de todas as áreas do governo. Nosso lema será: BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA! Trata-se de lema com duplo significado. Ao bradarmos "BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA" estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e um sentimento republicano. Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero. Democratizar o conhecimento significa universalizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis – da creche à pós-graduação; Significa também levar a todos os segmentos da população – dos mais marginalizados, aos negros, às mulheres e  a todos os brasileiros a educação de qualidade. Ao longo deste novo mandato, a educação começará a receber volumes mais expressivos de recursos oriundos dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal. Assim, à nossa determinação política se somarão mais recursos e mais investimentos.
Vamos continuar expandindo o acesso às creches e pré-escolas garantindo para todos, o cumprimento da meta de universalizar, até 2016, o acesso de todas as crianças de 4 e 5 anos à pré-escola. Daremos sequência à implantação da alfabetização na idade certa e da educação em tempo integral. Condição para que a nossa ênfase no ensino médio seja efetiva porque através dela buscaremos, em parceria com os estados, efetivar mudanças curriculares e aprimorar a formação dos professores. Sabemos que essa é uma área frágil no nosso sistema educacional. O Pronatec oferecerá, até 2018, 12 milhões de vagas para que nossos jovens, trabalhadores e trabalhadoras tenham mais oportunidades de conquistar melhores empregos e possam contribuir ainda mais para o aumento da competitividade da economia brasileira. Darei especial atenção ao Pronatec Jovem Aprendiz, que permitirá às micro e pequenas empresas contratarem um jovem para atuar em seu estabelecimento. Vamos continuar apoiando nossas universidades e estimulando sua aproximação com os setores mais dinâmicos da nossa economia e da nossa sociedade. O Ciência Sem Fronteiras vai continuar garantindo bolsas de estudo nas melhores universidades do mundo para 100 mil jovens brasileiros”.

A frase: “Quem não pode com o pote...arruma um jumento pra carregar a água”. Ano novo, adágio novo.




 Coisas a entender (Nota da foto)
Todo mundo tem suas marcas. Governos também. O governador Camilo Santana (PT) informou que não haverá foto do chefe do Executivo Estadual nas repartições públicas.Segundo o governador, ao invés da foto oficial, haverá fotos de cearenses. “O servidor tem que saber que ele trabalha para os cearenses”, explicou Camilo Santana. O que este humilde repórter gostaria de saber era se o governador terá o bom gosto de escolher algumas das melhores fotos de cearenses feitas por seu irmão, Tiago Santana (como esta) um dos melhores fotógrafos do Brasil.

Na falta do que dizer...
O deputado estadual eleito, Renato Roseno (Psol), afirmou que a candidatura de Camilo Santana (PT), apadrinhada pelo governador Cid Gomes (Pros), foi realizada de forma “monárquica”.

Desorientado
Para o oposicionista, o petista não vai ter vontade própria na administração, porque será sempre “orientado” pela família Ferreira Gomes. “Em pleno século XXI, o Ceará reproduziu lógicas oligárquicas e monárquicas”, disse.

Mania de imitação
O Governo do Ceará, o novo, deixa de ter uma assessoria de imprensa (há muito deixou de ter uma Secretaria de Estado, para ter um Núcleo de Comunicação. Núcleo é o cacete, disse um arguto observador da cena.

Educação à parte...
Para Cid Gomes, novo ministro da Educação, a presidente Dilma Rousseff tem outros planos guardados na bolsa. Ele tentou viabilizar uma nova frente de centro-esquerda, na qual abrigaria 10 deputados federais, mas PDT e PCdoB não toparam.

Quem disse que Cid disse
 Cid não se sente confortável no Pros. A Chefe do Governo quer que o ministro, sem nenhuma pressa, ingresse no PT (precisaria do apoio do deputado José Guimarães, que comanda a legenda no Ceará) e vá criando condições de liderança no partido.

Sem Ciro?
Dilma acha que ele poderá ser presidente da agremiação e ela própria encabeçaria um movimento nesse sentido (não aguenta mais Rui Falcão). Ciro, claro, fica fora de quaisquer planos do Planalto.

Esperança
Há quem pense em tolerância zero a ser adotada pelo novo Secretário de Segurança do Ceará, o quinto gaúcho a assumir a pasta. Do delegado Delci, da Polícia Federal sabe-se pouco, como combate sistemático a desmandos dentro das polícias. Melhor assim.

Exemplo
Michele Bachelet, a médica presidente da república do Chile estudou português. Na eleição dela disse pra coluna que gostava muito do Brasil. Provou na posse de Dilma II. Cantou o Hino Nacional Brasileiro sem errar um verso e sem semitonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário