Barbárie na França

Suspeitos de atentado fazem refém em empresa ao nordeste de Paris

Do UOL, em São 
François lo Presti/AFP
  • Policiais das forças especiais patrulham o norte da França na busca pelos suspeitos de terem cometido o ataque contra o "Charlie Hebdo"
Os dois suspeitos de terem cometido o atentado à revista "Charlie Hebdo", quematou 12 pessoas, em Paris estão sendo perseguidos pelas forças de segurança francesas e tomaram uma pessoa refém em uma pequena empresa especializada em impressão e publicidade, em Dammartin-em-Goele, a cerca de 40 km da capital, informaram nesta sexta-feira (9) a imprensa francesa, o jornal "Le Figaro" e a CNN.
No terceiro dia de buscas, houve um tiroteio durante a perseguição aos irmãos Kouachi, segundo a agência AFP, citando fontes policiais. Cherif e Said Kouachi roubaram um veículo ao sul de Oise, na Picardia, e iniciou-se uma perseguição. Segundo as autoridades francesas, os suspeitos estariam com armas de assalto e possivelmente uma bazuca.
A imprensa francesa informou ainda que voos com destino ao aeroporto Charles de Gaule, o maior da França, foram desviados para evitar a região de Dammartin-en-Goële.
O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, confirmou que uma operação policial, com 88 mil agentes, está em andamento no nordeste do país, mas não deu mais detalhes. De acordo com ele, o estado de saúde de quatro das dez pessoas feridas no ataque é grave, "mas elas não correm risco de morte". Os outros sete feridos tiveram ferimentos leves e já receberam alta do hospital. 
A França decretou ontem dia de luto nacional pelas 12 vítimas. Às 20h (17h de Brasília), a Torre Eiffel desligou as luzes em homenagem aos mortos.

Ligação com a Al Qaeda 

Nesta sexta-feira veio à tona que um dos suspeitos, Said, viajou ao Iêmen em 2011 para receber treinamento de militantes islâmicos ligados à Al Qaeda. As informações são de funcionários do alto escalão do governo americano à emissora "CNN" e ao jornal "New York Times". Os serviços de Inteligência dos Estados Unidos estão averiguando se o grupo vinculado à Al Qaeda ordenou explicitamente o ataque contra a revista, mas, por enquanto, não há indicações de que os irmãos tenham recebido instruções diretas do grupo ou façam parte de uma célula terrorista na França, explicaram as mesmas fontes.

Ato heroico

Os islamitas somalis shebab classificaram nesta sexta-feira o atentado de "heroico", em um comunicado à rádio Andalus.  
"Charlie Hebdo insultou nosso profeta e indignou milhares de muçulmanos. Os dois irmãos (suspeitos do ataque) são os primeiros a ter se vingado", afirma a nota divulgada pela emissora oficial do movimento.

Luta contra o terrorismo

A cúpula europeia prevista para 12 de fevereiro em Bruxelas será dedicada à luta antiterrorista, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. "Falei com o presidente (francês François) Hollande ontem à noite e tenho a intenção de utilizar a reunião de chefes de Estado e de governo de 12 de fevereiro para abordar a resposta que a UE pode fornecer aos desafios" da luta antiterrorista, disse Tusk após uma reunião em Riga com a primeira-ministra da Letônia, Laimdota Straujuma. (Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário