A carteira de trabalho de RC 15


Obras e projetos que ficaram para 2015
Fortaleza passou por intervenções significativas em 2014. Para o titular da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), Samuel Dias, foi um ano positivo com relação a obras. No entanto, Dias aponta que a cidade amarga, ainda, um grande déficit na área de infraestrutura. Como resultado, as obras que estão sendo realizadas são básicas e fundamentais. Segundo ele, Fortaleza deveria estar pensando em projetos mais complexos de melhoria.
“Estamos ainda tentando pagar essa dívida com a infraestrutura. Então vamos ter dois anos de grande incremento de obras para que a gente vença esse débito que a cidade tem consigo mesma”, avalia o secretário. Ele adianta que, neste ano, há previsão de um volume de obras 50% superior a 2014.
O trabalho, destaca Dias, começou em 2013 e apresentou resultados em 2014. Neste ano e até o final da atual gestão municipal, em 2016, mais intervenções estão no planejamento. Além das obras de mobilidade, estão previstas construções de postos de saúde, escolas de tempo integral e revitalizações de equipamentos como a Praça 31 de Março e o Mercado dos Peixes.
Paralelamente às obras de mobilidade, o secretário ressalta os recursos de R$ 50 milhões em obras de pavimentação e drenagem na periferia da cidade. “Estamos construindo seis escolas de tempo integral, junto com a Secretaria de Educação do município. São obras de 3.200 metros quadrados, que devem ficar prontas no próximo ano. Ao todo, o plano é construir 29 escolas. Em 2015, devemos começar mais 23 escolas”, adianta Dias.
A rotatória e o viaduto no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges estão previstos para começar neste ano. O corredor da BR-116 e Aguanambi também está previsto para o primeiro semestre de 2015. Nesse projeto, está contemplada a construção de um viaduto na rotatória da BR-116 com Aguanambi. Na avaliação do secretário da Seinf, o viaduto acabará com o gargalo no trânsito da região. Já os corredores da Augusto dos Anjos/ José Bastos e Senador Fernandes Távora/ Expedicionários estão previstos para começar no segundo semestre de 2015.
A revitalização dos terminais de Messejana e Parangaba será contemplada no mesmo pacote dos corredores. O de Messejana, por exemplo, está incluso no pacote que abrange o corredor da Aguanambi, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O processo licitatório está previsto para o segundo semestre.
As obras de melhoria no Terminal da Parangaba, contempladas pelo pacote do corredor da Senador Fernandes Távora/ Expedicionários, são mais complexas, pois envolverão desapropriações. De acordo com Samuel Dias, o projeto ainda precisa ser detalhado.
A duplicação da Avenida Sargento Hermínio, uma das principais vias da zona oeste da cidade, está em processo de licitação. Conforme o titular da Seinf, a perspectiva é retomar o projeto no primeiro semestre deste ano. As obras estão paradas há mais de três anos. Os recursos de R$ 10 milhões estão assegurados pelo financiamento aprovado do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

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