Gestão pública em debate

Domingos Filho fala a gestores municipais.

Foto: 2º Dia de Encontro de Gestão Continuada. Com Domingos Filho, Ministro Ubiratan e Enid Camara.


O Vice-Governador, Domingos Filho (PROS), falou a gestores municipais, na última sexta-feira (30), em "Encontro de Gestão Pública", realizado em Fortaleza. 

A convite do ministro emérito do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, Domingos Filho destacou que a vontade do gestor tem que andar acoplada à vontade da lei, e defendeu a busca por capacitação e conhecimento de quem estar a frente da gestão publica, em qualquer que seja a esfera.  

Na oportunidade ele lembrou que quem está na vida pública ter que ser transparente e estar sujeito aos mais rigorosos mecanismos de controle. 

O Ministro Ubiratan Aguiar agradeceu a presença do Vice-Governador do Estado e concluiu: "Oxalá que o futuro lhe reserve o que seu talento lhe permite alcançar".

Sobral ganha R$ 200 mil para ações na área da juventude

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, divulgou no Diário Oficial da União (DOU) os resultados do edital Viva Jovem. O município de Sobral, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (Coojuv), consta na lista de cidades que devem ser beneficiadas com recursos para promover ações de proteção contra o abuso de drogas e a violência contra adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Sobral deve receber R$ 200 mil, que serão destinados à implantação de ações potencializando suas atividades nos bairros e distritos.
Ao todo, através do esforço e compromisso do coordenador de juventude, Igor Bezerra, a coordenadoria captou nos últimos seis meses, meio milhão de reais do Governo Federal, com os projetos “Estação da Juventude” e “Viva Jovem”. Todo o dinheiro captado deverá ser utilizado em ações voltadas para a juventude, através de ações de promoção da saúde e prevenção do abuso de drogas e da violência.

Virou couro de...joelho.


Justiça Eleitoral autoriza encontros regionais do PMDB pela segunda vez

Em segunda decisão, em menos de uma semana, a Justiça Eleitoral autorizou nesta sexta-feira (30) novos encontros do PMDB no Estado do Ceará. Segundo o juiz auxiliar da Propaganda, Ricardo Cunha Porto, o partido poderá realizar eventos ou encontros com o objetivo de firmar alianças políticas, discutir sobre a organização dos processos eleitorais, desde que respeite os limites impostos pela legislação eleitoral.
Ricardo Cunha deixa claro em sua decisão que rejeita a manutenção da liminar que proibia os encontros regionais do PMDB, reiterando que o partido poderá realizar seus encontros. “O fato é que não se pode impedir a realização de novos encontros regionais, pois impor dessa forma viola a garantia fundamental do direito de reunião, bem como o indevido exercício do poder de polícia, pois não se pode punir a presunção”, argumenta o magistrado, ao ressaltar que a acusação de propaganda antecipada foi desconsiderada.

RC 14 fala no Rio



Prefeito Roberto Cláudio participa de Fórum Global de Iniciativas em Infraestrutura

O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta sexta-feira (30/05), como palestrante, de painel no Fórum Global de Iniciativas em Infraestrutura, promovido pela McKinsey & Company, realizado no Rio de Janeiro. O Fórum, que reúne dirigentes públicos, consultores e bancos de investimentos de todo o mundo, foi realizado de quarta até sexta-feira. O prefeito de Fortaleza participou de painel sobre Parceria Público Privada (PPP), em mesa que contou com a participação de Madeleine Albright, Secretária de Estado dos EUA no Governo Bill Clinton.

Roberto Cláudio destacou as ações da Prefeitura de Fortaleza em PPPs que estão em curso na Capital, como a PPP para o Centro da Cidade e a PPP de estacionamentos. Além da participação no fórum, o prefeito aproveitou para visitar o Porto Maravilha, Operação Urbana Consorciada da Prefeitura do Rio que tenta revitalizar a área portuária da capital fluminense.

O prefeito aproveitou para contatos com dirigentes de bancos de investimentos, como a diretora do Banco Mundial no Brasil, Deborah Wetzel, e diretor da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), Jorge Kogan. Os dois bancos são parceiros em projetos estruturantes na cidade de Fortaleza. "É muito importante participar de fóruns como este porque permite uma sintonia mais fina entre os gestores que estão com o desafio de dar resolução aos problemas concretos das cidades e aqueles que podem intermediar ou mesmo financiar o aporte financeiro que dá lastro para os investimentos públicos", afirmou Roberto Claudio.

Fora do discurso

Exposição no Palácio do Congresso Nacional traz à Brasília 70 obras que ilustram a diversidade da cultura brasileira
A abertura será na próxima terça-feira, às 19 h, no Salão Negro do Congresso Nacional

A riqueza e a diversidade presentes na cultura brasileira são destaques da exposição "Retratos da Brasilidade", organizada pelo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) em parceira com o Centro Cultural Câmara dos Deputados. A mostra apresenta 70 obras, entre gravuras, pinturas, fotografias e esculturas de diferentes períodos, tendências e técnicas.
O curador da exposição, José Luis Hernández Alfonso, destaca que será possível apreciar cenas dos séculos XIX e XX, que focam o trabalho, os grupos humanos, a fauna, a flora e a cultura popular tradicional. "As obras retratam episódios do cotidiano, tanto do passado quanto da atualidade, festas tradicionais e imaginários religiosos. Traz ainda um recorte da grande paixão nacional, o futebol", acrescenta José Luis Hernández, que é curador do acervo do MAB-FAAP.
Estão na exposição obras como as gravuras de Johann Moritz Rugendas, com representação de cenas do século XIX no Brasil; a tela Caboclas Montadas, de Lasar Segall; a pintura "Carnaval", de Emiliano Di Cavalcanti, e fotografias de Pierre Verger com a temática da cultura popular tradicional. Também compõem a mostra a escultura em bronze "O Homem Brasileiro", de Ernesto De Fiori, o desenho "Capoeira", de Carybé, a pintura naif "Festa de São João", de Aldir Sodré de Souza, e a pintura "A Rede", de Aldemir Martins.
"A exposição pretende transmitir aspectos essenciais de nossa cultura. É o olhar do artista sobre o Brasil. Por isso, reunimos artistas de diferentes períodos e de tendências artísticas diversas. São expoentes do academicismo, do modernismo e seus continuadores, da arte contemporânea e de manifestações da arte naif", revela o curador. 
Copa do Mundo
A exposição integrará a programação oficial da FIFA durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil. O visitante conhecerá onze obras sobre o tema futebol, produzidas por artistas como João Calixto, Klaus Mitteldorf, Thomaz Farkas, Lívio Abramo, George Love e Castalia."As produções foram incorporadas à exposição pelo seu calibre popular e como tributo à Copa no Brasil", acentua o curador.
"Retratos da Brasilidade" ficará em cartaz até 24 de agosto todos os dias da semana, inclusive feriados, das 9h às 17h. A exposição é gratuita e tem censura livre.  Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas com os educadores do serviço educativo pelo telefone 0800 619 619 ou pelo e-mail exposicoes@camara.leg.br.
Serviço:
Abertura: 03/06 (terça-feira)
Período de visitação: 04/06 a 24/08
Horário: 9h às 17h
Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Ceará sem drogas

Autoridades e estudantes sobralenses prestigiam campanha Ceará sem Drogas

Estudantes, professores e membros da sociedade civil prestigiaram, na tarde desta sexta-feira (30/05), em Sobral, o quarto encontro da campanha Ceará sem Drogas, promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará. Idealizado pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), o encontro tem por objetivo levar ao conhecimento da população os efeitos dos entorpecentes.
De acordo com Zezinho Albuquerque, os índices de consumo de drogas têm preocupado as autoridades e as famílias brasileiras.  Ele citou pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo que mostra números alarmantes. “O uso epidêmico de substâncias preocupa o poder público e atormenta as famílias. No Brasil, 28 milhões de pessoas têm algum familiar com dependência química. O Brasil é o segundo consumidor de cocaína do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos”, afirmou.

Conforme o presidente, as capitais do Nordeste têm a maior quantidade de crianças consumidoras de crack do País. “No Ceará, não é diferente. Por isso é necessário o compromisso de todos. No ano passado foram realizadas mais de quatro mil prisões em flagrantes pelo trafico de drogas, o investimento que está sendo feito na saúde e na educação mostra a vontade do governo de combater esse mau”, salientou.

O jornalista Caco Barcelos foi o responsável pela palestra principal referente ao tema.  Ele mostrou uma visão diferenciada sobre a problemática e citou momentos marcantes de sua vida jornalística.  “Antes de chegar perto das drogas você tem que conhecer. Ela provoca prazer no consumidor, assim como a bebida também. Para combater o crack é preciso primeiro combater a cachaça. Se você estuda a trajetória do crack, quase sempre tem por trás situações ligadas a bebida”, explicou.

Segundo Caco Barcelos, as pessoas que procuram as drogas vão em busca de alguma coisa para tentar mostrar dignidade na vida. “Eu fiquei cinco anos nas favelas do Rio de Janeiro para fazer um dos meus livros. Existiam famílias praticamente destruídas pelo álcool. Portanto, afirmo que esse mal deve começar a ser combatido pela droga pequena para que não chegue à grande”, pontuou.

Para o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, a droga precisa ter uma atenção especial. “Todos nós estamos unidos para não deixar que a droga nos vença”, disse.

O evento foi prestigiado pelos deputados Júlio César Filho (PMN) e Bethrose (PRB); pela assessora Especial de Políticas Públicas sobre drogas do Governo, Socorro França; pelo desembargador Paulo Albuquerque; pelo ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino; pelos prefeitos de Ipueiras, Raimundo Nonato; Croatá, Antônio Onofre e Massapé, Antônio José; pelo presidente da OAB de Sobral, José Inácio Linhares; além de vereadores e lideranças políticas.

Lançada em Fortaleza, a campanha já visitou os municípios do Crato e Limoeiro do Norte. A iniciativa também chegou aos jogos do campeonato cearense de futebol e as escolas públicas estaduais através de concurso de redação. 

Seria cômico de não fosse...

Parece brincadeira, mas é sério; na Via Expressa que liga a Beira Mar ao Aeroporto Pinto Martins, linha que se conecta ao trecho na região do antigo Cordeiro, tem uma parada de ônibus. Parada de ônibus na Via Expressa. Isso sem contar com uma razoável quantidade de semáforos. Coisa de gênio. Isso é em Fortaleza.

Aiatolás, aiatocás

Atenção, CIA e NSA! O governo do Irã comprou 2.500 ingressos para o jogo da sua seleção em Salvador, dia 25, contra a Bósnia-Herzegovina. Mas achou pouco. Tenta comprar outros 1.500 ingressos.

Sábado de Diário do Poder

  • O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, decidiu ontem à noite arquivar o inquérito policial sobre denúncia de que o senador José Sarney (PMDB-AP) teria se beneficiado de informação privilegiada para sacar R$ 2 milhões do Banco Santos, do seu amigo Edemar Cid Ferreira, na véspera da decretação de intervenção do Banco Central. O ministro deixa claro, em sua decisão, que nem sequer houve crime.
    Compartilhar
  • O criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, demonstrou que Sarney não praticou a irregularidade que lhe era imputada.
    Compartilhar
  • O procurador-geral Rodrigo Janot pediu o arquivamento do inquérito contra Sarney até porque o suposto crime prescreveu em 2010.
    Compartilhar
  • A prefeitura de Manaus (AM), que declarou estado de emergência, reza ao céus para que o rio Negro dê uma trégua durante os jogos da Copa.
    Compartilhar
  • Em outubro, Joaquim Barbosa, já ex-ministro do STF, faz 60 anos. Em outubro de 2015, Lula, seu criador arrependido, chega aos 70.
    Compartilhar
  • A justiça argentina está apertando o cerco contra Amado Boudou, vice de Cristina Kirchner, sobre quem pesam diversas acusações por abuso de influência para enriquecimento ilícito. Boudou é muito amigo do secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Gabas. Na última visita que fez a Brasília, há dois anos, o vice-presidente  argentino passeou por Brasília na garupa da moto do amigão Gabas.
    Compartilhar
  • O deputado Bruno Araújo topa disputar o governo de Pernambuco. Só falta o presidente do PSDB, Aécio Neves, bater o martelo.
    Compartilhar
  • Os bravos policiais militares do Bope, que vão patrulhar as ruas do Rio, não têm culpa, mas já têm apelido nas ruas: Roubocopa.
    Compartilhar
  • O deputado Romário (PSB-RJ) sofre pressão para desistir do Senado e disputar a reeleição para, com seus votos, ajudar a bancada a crescer.
    Compartilhar
  • Os maiores empreiteiros do País montam um “time dos sonhos” (para eles) de criminalistas, com a influência de um Marcio Thomaz Bastos, para tentar anular a Operação Lava Jato na Justiça.
    Compartilhar
  • O vice-presidente Michel Temer resolveu a confusão do PMDB do Piauí. O deputado Marcelo Castro, ligado ao líder na Câmara, Eduardo Cunha, anuncia segunda-feira que não é mais candidato a governador.
    Compartilhar
  • Depois de dizer que sugeriu a Lula indicar um negro ao STF, mas não Joaquim Barbosa, o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), pirou de vez: disse que o PIBinho de 0,2% é “positivo”.
    Compartilhar
  • Para o Itamaraty, bastam os três meses sem salário como “castigo” para o embaixador Américo Fontenelle por assédio moral, sexual e homofobia no consulado-geral em Sidney (Austrália). Ele queria menos.
    Compartilhar
  • O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), tentará barrar decreto de Dilma criando “conselhos populares”, estrutura paralela ao Congresso. Para ele, é cópia do aparelhamento na Venezuela.
    Compartilhar
  • Após embromar por dois dias, a assessoria do Itamaraty se recusou a informar o valor do seu orçamento para tecnologia. Com a má vontade habitual, ainda desafiou a coluna a usar a Lei de Acesso à Informação.
    Compartilhar
  • Suspeitava-se que a invasão de hackers à internet do Itamaraty, há dias, decorreu da falta de investimentos do governo, mas quem ignora até o próprio custo não deve saber grande coisa sobre informática.
    Compartilhar
  • Por falta de know-how e tecnologia, a Zona Franca de Manaus vai recrutar engenheiros argentinos para dar conta das importações marítimas da Argentina, diz o jornal Buenos Aires Herald.
    Compartilhar
  • O pré-aposentado ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, já tem filme para alugar no primeiro fim de semana relax: “Um estranho no ninho”.

Bom dia

"Não cabe ao jornalista acreditar, mas sim questionar, duvidar, provocar. Lugar de acreditar é na igreja, não na imprensa."

A caminho de Miami, sem escalas


Voo para Miami vai abrir novos mercados para o Ceará

A partir deste sábado, 31, o Ceará “abre as portas para um novo mercado turístico, forte e promissor, que são o dos Estados Unidos e demais países da América do Norte, devido ao voo Miami – Fortaleza – Miami”, comemora o secretário do Turismo, Bismarck Maia.
A ligação aérea, regular e direta, cuja duração aproximada é de sete horas, vai ser operada pela TAM Linhas Aéreas. As saídas de Miami serão às 13h de sábado, chegando em Fortaleza às 21h25. O voo de volta sairá às 23h35, chegando na Flórida às 5h50 de domingo.
Para marcar o início do voo, haverá uma solenidade de lançamento, às 21h30, na área de embarque do Aeroporto Pinto Martins. Estarão presentes executivos da TAM e o secretário, que vão participar de coquetel e de ato simbólico de corte da fita inaugural.
O voo foi captado pela Secretaria do Turismo (Setur CE), a partir da instituição de Lei que reduz a alíquota de ICMS incidente sobre combustível de aviação de 30% para 12%, mediante operação de voo internacional regular e direto no Estado.
Este é o segundo voo internacional direto e regular iniciado neste ano (o primeiro foi para Buenos Aires, pela GOL). Até agosto, o Estado ganhará outros dois voos: Frankfurt (Condor), e Bogotá (Avianca).
Para Bismarck, “nenhum destino turístico se consolida sem voos, e as novas ligações internacionais fortalecem o Ceará no mercado internacional”. O secretário considera outros fatores que vão consolidar o Estado como destino de ponta: “estes novos voos se somam a uma nova infraestrutura que inclui estradas duplicadas; os aeroportos de Jericoacoara e Aracati; Centro de Eventos; Acquario; restauração de patrimônio histórico, entre outros.”

Bateu, levou. A turma do outro lado tá dando troco.

FHC vendeu a Vale por 1/2 Copa

O Príncipe da Privataria vendeu as joias da família e aumentou a dívida da família !





  • O Conversa Afiada reproduz artigo de Fernando Brito, extraído do Tijolaço:



    Brasil guardou duas Copas para juro e investiu mais duas, até abril. FH vendeu a Vale por 1/2…



    Se a gente considerar os gastos do Governo Federal com a Copa do Mundo – mesmo somando o que foi aplicado em obras de mobilidade urbana que tem bem pouco a ver, senão a oportunidade, com os jogos de futebol e os financiamentos do BNDES para os construtores dos estádios, que voltarão ao cofres do Banco – tem-se, segundo a Folha, R$ 13,1 bilhões

    O jornal mostrou que, mesmo juntando estados e municípios e gastos privados na conta,  para chegar a R$ 25,8 bilhões, não daria para um mês dos gastos públicos com educação.

    Mas alguns argumentaram que isso inclui pessoal, encargos e outros gastos de custeio, que não são, como aqueles, investimentos novos.

    Muito bem.

    Então fui comparar aos investimentos.

    Até abril, segundo dados apresentados hoje pelo Tesouro Nacional, os programas de investimento federais desembolsaram, desde janeiro, R$ 27,4 bilhões, com destaque para o PAC (R$ 19, 9 bilhões) e o Minha Casa, Minha Vida.

    Mais de duas Copas, ao longo de sete anos, portanto, apenas como investimento, obras, sem contar salários e outros gastos de custeio, em apenas quatro meses.

    Se somarmos as outras despesas de custeio, o dispêndio com a Saúde, sem contar o transferido para Estados, só em março e abril ( R $ 7,05 bi e R$  6, 85 bi) é outra Copa.

    Se a isso somarmos o que se destina à saúde pela renúncia fiscal federal em favor de planos de saúde e despesas médicas, só em 2011 (hoje certamente será bem mais), que somou R$ 15,8 bi, dá mais outra Copa ainda, com sobras.

    Haja Copa!

    Mas é possível fazer outra conta, também, esta bem triste.

    É que de janeiro a abril acumulamos um superavit primário de R$ 29, 7 bilhões, mais de duas Copas.

    É dinheiro que deixamos de gastar em saúde, educação, estradas, portos. E que não vai nem deixar estádios ou metrô, linhas expressas e outras obras “da Copa”.

    Vai para a turma da “bufunfa” padrão Fifa, na forma de juros e encargos da dívida brasileira.

    O olha que isso não chega para cobrir nem a metade dos cerca de R$ 80 bilhões que o país pagou de juros, quase seis Copas.

    Mas essa despesa é boa, bonita e agradável ao poder econômico e à mídia, deus os livre de fazerem tal comparação.

    Daqui a pouco vai aparecer um inconveniente dizendo que, nos sete anos de preparação para a Copa, o dinheiro que ganharam com juros daria para construir algo como mil e quinhentos estádios de R$ 1 bilhão cada!

    A única comparação que não dá para fazer é quantas Copas daria para fazer com o dinheiro pelo qual Fernando Henrique vendeu a Vale, maior empresa de minério de ferro do mundo.

    É que foram só US$ 3 bilhões, ou R$ 6,4 bilhões em dinheiro ao câmbio de hoje.

    Não dá meia Copa sequer.

    Cearense novo


    AL concede Título de Cidadão Cearense a Marcos André Borges e homenageia VSM


    A Assembleia Legislativa do Ceará conferiu ao fundador e diretor-geral da empresa VSM Comunicação, jornalista Marcos André Borges, o Título de Cidadão Cearense, durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (29/05), no Plenário 13 de Maio. A solenidade também marcou as comemorações dos 25 anos de fundação da empresa.
    O primeiro vice-presidente da Casa, deputado Tin Gomes (PHS), um dos autores do requerimento que propôs a homenagem, conduziu os trabalhos da mesa. Ele parabenizou o homenageado pelo recebimento da comenda. “Por ter elevado o nome do Ceará e por tantos outros serviços prestados ao nosso estado é que fazemos essa homenagem”, afirmou.
    Para o deputado José Sarto (Pros), que também foi autor do requerimento, Marcos André Borges consegue ser bi-agraciado por fazer com que o corporativo e o pessoal sejam um sucesso. “Ele é uma figura que é difícil não gostar. Estamos adotando um cearense e o processo de adoção é algo especial. Você é merecedor de todos os adjetivos positivos”, disse.
    Segundo o parlamentar, todos os deputados assinaram o documento que concedeu o Título de Cidadão Cearense ao jornalista. “Todos os deputados resolveram te dar o que é seu de fato e de direito”, complementou.  
    O governador Cid Gomes encaminhou uma mensagem parabenizando o homenageado. “A VSM conseguiu construir uma nova cultura jornalística em nosso estado. Parabenizo o jornalista Marcos André Borges pelas conquistas”, diz Cid Gomes em um trecho da mensagem.
    Emocionado, Marcos André afirmou que não foi fácil conseguir o reconhecimento empresarial. Segundo ele, a sua história se confunde com a da VSM.
    “Não foi fácil porque tivemos que lidar com desconhecido e para mim foi um desafio. Éramos muito jovens, mas com apenas 17 anos eu já estava trabalhando em redação de jornal. Digo que sou um abençoado por Deus, porque se não fosse eu, seria outro”, pontuou.
    Nascido no Recife, Marcos André Borges fixou residência no Ceará ainda jovem. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, já atuou na Rádio Universitária, TV Manchete, comunicação do Banco do Nordeste e no jornal O Povo, e foi diretor da Associação Nacional de Empresas de Comunicação Empresarial (Anece) por três mandatos.
    Já a empresa VSC Comunicação é pioneira no desenvolvimento da atividade no Estado. Fundada em 10 de fevereiro de 1989, é a primeira agência no segmento de comunicação a obter a certificação da ISO 9001 desde 2008, sendo esta renovada todos os anos. Uma placa alusiva ao aniversário da empresa também foi entregue durante a solenidade.
    O senador José Pimentel (PT-CE); o deputado federal, Chico Lopes (PcdoB-CE); o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Valdomiro Távora de Castro Junior; o vice-presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Edilmar Norões; jornalistas, familiares e amigos prestigiaram o evento

    Joaquim pega a platéia de surpresa

    André Richter - Repórter da Agência Brasil
    A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ficou surpresa com o anúncio da renúncia do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, comunicada pela manhã aos chefes do Poderes Executivo e Legislativo, antes de ser anunciada oficialmente em plenário. O ministro já havia afirmado que deixaria o tribunal antes completar 70 anos, período para aposentaria obrigatória no serviço público.
    Antes da sessão plenária, o vice-presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, disse que não tinha sido comunicado formalmente da renúncia. "Ainda preciso tomar ciência do fato. Não sei de nada, não fui comunicado de nada formalmente, preciso tomar ciência", afirmou.
    O ministro Marco Aurélio, segundo integrante mais antigo, disse que a renúncia pegou o Supremo de surpresa. "Não sabíamos de nada, pelo menos eu não tinha conhecimento de que ele deixaria o tribunal antes da expulsória", afirmou.
    Teori Zavacki afirmou que também foi surpreendido. "Para mim foi uma surpresa, eu não sabia. Já houve outros casos de ministros renunciando, mas é raro."
    Barbosa tem 59 anos e poderia continuar na Corte até 2024, quando completaria 70 anos e deveria ser aposentado compulsoriamente. Pela manhã, Barbosa se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff e com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para comunicar a decisão.

    Adoção - Conheça melhor a importancia desse gesto de amor


    Os números destoam
    Não importa de qual classe social você faça parte, onde você mora, ou que tipo de escola frequenta. Não importa em qual direção a sua vida siga ou que decisões você terá sobre ela. Vivenciar o seio familiar é, em algum momento da vida de qualquer ser humano, uma necessidade. Por isso, dormir e acordar sob o mesmo teto do pai e da mãe deveria ser a rotina de toda criança. Mas, infelizmente não é esta a realidade no Brasil. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dão conta de que no país existem, atualmente, 44 mil crianças e adolescentes vivendo em abrigos. Um número que não para de crescer. Em fevereiro de 2013, eram 37 mil.
    Na fila, à espera de adoção, ao todo são 5,5 mil crianças e adolescentes. Do outro lado, em um mundo que parece bastante distante para todos eles, há quase 30 mil famílias na lista de espera para adotar uma criança. Se há tanta gente disposta a dar e receber amor, por que a conta não fecha?
    Um dos casos que ajuda a engrossar essa estatística é o do adolescente Tiago (nome fictício), 15 anos. Há cinco morando no abrigo Casa do Menor, em Fortaleza, a esperança de encontrar uma família parece ter sido tirada, aos poucos, do seu coração.
    Maltratado pelo pai durante toda a infância, obrigado a testemunhar a morte da mãe e rejeitado por tios, avós e primos, para o menino, a única esperança era encontrar no seio de uma família desconhecida o amor que jamais teve.
    Mas ,o processo burocrático de adoção, a demora e as decepções foram se acumulando. Aos 15 anos, ele vislumbra um futuro diferente de tudo o que já viveu. Ao completar 18 pretende morar sozinho, escrever com seus próprios punhos uma nova história. Trabalhando como menor aprendiz, o adolescente faz as contas na ponta do lápis ao final do mês e não deixa de arredar parte do dinheiro que recebe para a caderneta de poupança. É o planejamento traçado por pequenos passos em busca de uma vida melhor.
    Assim como Tiago, no Estado do Ceará, existem quase 600 crianças e adolescentes vivendo em abrigos. Destes, 66 estão aptos para adoção. Em 2014, o sonho de conseguir uma família chegou para apenas três delas. Pretendentes não faltam. Ao todo são 335 candidatos habilitados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Criado em abril de 2008, o CNA tem como principal objetivo dar mais celeridade e transparência aos processos de adoção, pois uma pessoa habilitada em outro Estado da Federação pode adotar uma criança de Fortaleza e vice-versa.
    perfil pretendido
    De acordo com Gabriella Costa, chefe do Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos do Fórum Clóvis Beviláqua, casais que querem adotar crianças acima de três anos esperam, em média, dois anos na fila. Aqueles que optam por crianças de até um ano, a espera tem sido de cinco anos. A demora, segundo a servidora, deve-se ao fato de não surgirem crianças com o perfil pretendido.
    Essa espera, no entanto, não atende ao que diz a Lei nº 12.010/2009, conhecida como a Nova Lei da Adoção. Segundo a legislação, a Justiça tem prazo de dois anos para definir a situação da criança e do adolescente institucionalizado: ou volta para a família biológica ou é encaminhado para a adoção. A medida reforça o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que diz que o acolhimento deve ser medida excepcional. O problema é que, muitas vezes, esse prazo não é respeitado. Tiago sabe bem disso.
    Adoções realizadas  no estado do Ceará:
    Dados dos últimos 6 (seis) anos, no Ceará, fornecidos pelo Cadastro Nacional de Adoção (a partir de novembro de 2008, data que foi implantado o CNA).
    Ano       Número de crianças adotadas
    2008    01 (uma)
    2009    11 (onze)
    2010    08 (oito)
    2011    21 (vinte e uma)
    2012    08 (oito)
    2013    14 (quatorze)
    2014    03 (três)
    TOTAL                 66 foram adotadas em 6 anos
    * Antes da implantação do CNA, de janeiro a outubro de 2008, foram adotadas 49 crianças.
    * Este ano de 2014, estão em processo de adoção 14 crianças, e mais 11 crianças estão sendo visitadas, em processo  de vinculação afetiva com os pretendentes.
    * Há 66 crianças aptas para adoção e 335 pretendentes habilitados para adotar.

    Deu no Eliomar

    "O pré-candidato do PMDB ao Governo do Ceará, Eunício Oliveira, disse na noite desta quinta-feira (29), durante homenagens da Fecomércio, que ainda aguarda o apoio do governador Cid Gomes. “A esperança é a última que morre”, afirmou Eunício, ao devolver a frase de Cid Gomes, nessa quarta-feira (28), ao comentar a pré-candidatura peemedebista no Estado."

    É, pode ser. Será? De político espere tudo, inclusive nada.

    Apostando no caos pra priorar as coisas

    Agentes da AMC decidiram na manhã desta sexta-feira (30) parar as atividades como protesto ao não cumprimento do acordo das gratificações por parte da Prefeitura. A categoria esteve reunida por volta das 6 horas, em frente à sede da entidade.
    Os agentes informaram que não deverão controlar o tráfego de veículos nos binários da Santos Dumont e da Dom Luís, o que deverá gerar engarrafamentos nas ruas secundárias.
    Durante o dia, novas reuniões deverão ocorrer.

    É lá e cá - Tá no Josias

    PF cumpre no CE ordem de busca contra PMDB

    Josias de Souza
    Enquanto Eunício cumprimentava Barbosa em Brasília, PF varejava sede do PMDB no Ceará
    Munidos de ordem expedida pelo juiz eleitoral Ricardo Cunha Porto, do TRE cearense, a Polícia Federal realizou batidas de busca e apreensão na sede do PMDB cearense e no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador peemedebista Walter Cavalcanti. Deu-se nesta quinta-feira (29). Apuram-se indícios de irregularidades na campanha do senador Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, ao governo do Ceará.
    No instante em que a temperatura fervia em Fortaleza, Eunício estava em Brasília. Ao lado do líder de Dilma Rousseff no Senado, Eduardo Braga, candidato do PMDB ao governo do Amazonas, Eunício cumprimentou Joaquim Barbosa. O presidente do STF fora ao Congresso para comunicar ao comando das duas Casas legislativas que decidira se aposentar em junho.
    Em notícia notícia veiculada no seu site, o Ministério Público cearense explicou os objetivos das diligências policiais. Acompanhada de promotores, a PF foi à sede do PMDB para recolher blusas, faixas, apitos e publicações eleitorais. Alega-se que o material vem sendo “reiteradamente distribuído” em encontros regionais da campanha de Eunício. Algo que a lei proíbe nessa fase de pré-campanha.
    Buscavam-se também listas de eleitores que estariam sendo usadas para fazer chamadas nos tais encontros do partido. Segundo o Ministério Público, os presentes são convidados a dizer o nome, o município de origem e o cargo público que ocupam. Identificados, recebem o material de campanha de Eunício, para providenciar a distribuição.
    Na presidência da Câmara de Vereadores de Fortaleza, a PF foi buscar na marra um papelório que o vereador Walter Cavalcanti recusara-se a fornecer mediante requisições escritas. Os documentos referem-se à locação de veículos. Apura-se a suspeita de que os carros foram usados para levar vereadores aos encontros regionais pró-Eunício. Discursando da tribuna, Cavalcanti negou.
    Além de acionar a Polícia Federal, o juiz Ricardo Porto ordenou ao PMDB que pare de realizar os seus encontros regionais. Sob pena de ser multado em R$ 100 mil por dia. De acordo com o magistrado, já “restou comprovado” que, em pelo menos dois municípios —Croatá e Russas— bens e servidores das prefeituras foram usados nos eventos do PMDB.


    Procurador quer suspender caravana de Padilha

    Procurador regional eleitoral em São Paulo, André de Carvalho Ramos protocolou no TRE uma representação contra o PT e Alexandre Padilha. Ele pede ao tribunal eleitoral que proíba as “caravanas” que o partido vem realizando no interior do Estado, para promover seu candidato. Requer também a aplicação de uma multa de R$ 750 mil.
    Para o procurador, as caravanas estreladas por Padilha constituem propaganda eleitoral. Algo que a lei proíbe nesta fase da disputa. O doutor recorda que a legislação autoriza a realização de encontros fechados para a discussão de planos de governo ou negociação de alianças.
    O problema, segundo o procurador, é que as caravanas de Padilha, “além de serem abertos ao público, contam com ampla divulgação nas redes sociais e meios de comunicação locais, havendo, inclusive, transmissão em tempo real.”
    Pelas contas da Procuradoria eleitoral, o PT já realizou 12 caravanas. Padilha percorreu 106 municípios. Junto com a representação, André Ramos levou ao TRE gravações em vídeo e áudio que comprovariam o caráter propagandístico dos eventos. A coisa precisa ser interrompida, diz ele, porque “fere a igualdade de oportunidades entre os candidatos que concorrerão às eleições, em escancarada violação à isonomia” prevista em lei.

    Copa - É muita gente jogando contra.


    Árbitros e jogadores foram contatados para manipularem jogos da Copa, diz Fifa

    Por ESPN.com.br
    Getty
    Ralf Mutschke, chefe de segurança da Fifa, em coletiva de imprensa
    Ralf Mutschke, chefe de segurança da Fifa, em coletiva de imprensa
    O chefe de segurança da Fifa, Ralf Mutschke, afirmou nesta quinta-feira que alguns árbitros e jogadores foram contatados por pessoas interessadas em manipular resultados de partidas da Copa do Mundo de 2014.

    De acordo com Mutschke, as partidas passíveis de manipulação são aqueles com algo em jogo, como os duelos finais da fase de grupos.
    "Não estamos esperando que as pessoas que manipulam viajem para o Brasil e batam na porta dos jogadores ou dos juízes, mas sabemos que alguns foram procurados", afirmou o executivo à BBC.
    Mutschke, que foi policial e executivo da Interpol, afirmou que a Fifa acompanha de perto algumas seleções, mas disse que não poderia revelar quais são elas.
    "Não posso falar quais são as seleções ou os grupos, mas posso dizer que a Inglaterra (grupo D, ao lado de Itália, Costa Rica e Uruguai) não está na chave de maiores riscos", declarou.
    Na última terça-feira, a partida entre Nigéria - que estará na Copa do Mundo - e Escócia ficou sob suspeita por causa de uma possível manipulação de resultados. O jogo terminou 2 a 2.

    Horóscopo da Folha prevê alta das oposições

    :
    Jornal ainda não fez editorial de primeira página defendendo o voto contra a presidente Dilma Rousseff; mas horoscopista Barbara Abramo se adiantou; na edição da quarta-feira 28, coluna que ela assina garantiu que "lua nova em gêmeos sinaliza crescimento das oposições nos próximos dias"; uau!; é senha para um Datafolha com números ruins para a presidente?; ou só torcida contra com apoio astral?; dá para adiantar o resultado da eleição?
    Do site 247

    247 – O jornal Folha de S. Paulo está se superando. Em sua coluna de horóscopo, assinada por Barbara Abramo, já se mistura astrologia com projeção política. Favorável, é claro, para as oposições à presidente Dilma Rousseff. A julgar pela nota de abertura do horóscopo na edição da quarta-feira 29, mais um pouco e o jornal vai adiantar o resultado da eleição de outubro.- Lua nova em Gêmeos sinaliza fortalecimento das oposições ao governo Dilma nos próximos dias.
    Será que, no horóscopo da Folha, algum dia vai ser bom para os governistas?
    Há uma interpretação correndo na internet de que o horóscopo da quarta-feira apenas adiantou, de maneira genérica, o resultado da próxima pesquisa Datafolha. É bem capaz que os presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos apareçam com mais pontuação do que da última vez. Vai daí que a coluna estaria, então, apenas adiantando o que realmente se espera. Clarividência total!
    A Folha costuma ocupar sua primeira página com editoriais sobre questões que considera importantes. Pode ser que, nesta eleição, a posição da Folha entre na primeira página, com a recomendação de voto em quem o jornal julgar mais correto. O horóscopo, então, estaria apenas adiantando o editorial.

    Com o dedo na urna eletronica


    Mudança na ordem de votação não vale nas eleições deste ano
    tse 02O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta quinta-feira (29) que a Lei 12.976/2014, que mudou a ordem de votação na urna eletrônica, não pode ser aplicada nas eleições de outubro deste ano.
    Os ministros entenderam que as alterações nos sistemas de votação não seriam feitas a tempo da eleição. De acordo com pareces técnicos, seria preciso alterar os programas de informática que geram a lista de candidatos e as campanhas institucionais de esclarecimento do eleitor.
    A lei mudou a ordem de votação para que os deputados federais constem como o primeiro voto. Conforme a regra, a ordem de votação começa com o voto para deputado federal, seguido por deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. Nas eleições gerais de 2010, o primeiro voto era para deputado estadual.

    Bandidagem tira o Brasil do sério


    “Tem de descer o cacete neles”, disse Ronaldo sobre vândalos
    Membro do Comitê Organizador Local (COL), o ex-jogador Ronaldo defendeu as manifestações que os brasileiros têm feito pelas ruas contra a corrupção. No entanto, o Fenômeno fez uma ressalva sobre a presença de vândalos nos protestos. “Os protestos são sempre válidos. Os protestantes que vão às ruas exigir as coisas que a população tem direito. Mas no momento que tem vândalos mascarados, a polícia tem que conter. Acho que o povo brasileiro está em um momento de exigir coisas em diversos setores. Só que parece que acordou todo mundo e tem muitas opiniões soltas e um pega do outro e ninguém sabe para onde ir”, disse Ronaldo em participação na sabatina do jornal Folha de S. Paulo.
    “Sobre os vândalos, acho que tem que baixar o cacete neles, tirar da rua”, completou. Questionado sobre se iria para a rua protestar, o Fenômeno ressaltou que também fica indignado com o que acontece com o Brasil, mas que os brasileiros têm a oportunidade de fazer uma grande manifestação nas eleições deste ano. “Eu protesto do meu jeito. A indignação é a mesma do povo. Acho que o povo tem que se unir. E agora acho que temos a possibilidade de fazer a maior manifestação da história, no dia 5 de outubro”, afirmou. Ronaldo ainda disse que acredita que as pessoas que têm ido para as ruas protestar vão aproveitar os jogos da Copa do Mundo. “Acho que os protestantes não violentos vão assistir à Copa. Quem aqui quer perder a oportunidade. Ninguém aqui vai estar vivo quando tiver outra Copa no Brasil. E acho que não vai ter, pois a Fifa vai ficar muito traumatizada”, finalizou.
    “NÃO TEM LEGADO”
    Ronaldo voltou a falar sobre o sentimento de vergonha em relação à Copa do Mundo. O Fenômeno disse que lamenta o fato de o Brasil não ter um legado no Mundial. “Eu sinalizei principalmente as obras de infraestrutura e não exatamente os estádios, quis dizer as obras que ficariam de legado para a população. Os estádios eram exigência principal da Fifa para fazer a Copa. Os estádios estão quase todos terminados, mal ou bem, vão estar prontos. Como eu disse para a Reuters, a minha vergonha é pela população que esperava realmente esses grandes investimentos, esse grande legado de Copa do Mundo para eles mesmos, para população, reformas de aeroportos, mobilidade urbana. Tudo que foi prometido e não foi entregue. Tem estatística, é noticiado, só 30% vão ser entregues para a Copa do Mundo, essa é minha preocupação, minha vergonha. Maior prejudicada é a população”, falou. De acordo com o ex-jogador, o Mundial no Brasil acabou sendo uma vítima de todos os problemas de infraestrutura que o País sempre teve.

    A casa caiu em Madalena


    MP ajuíza ação civil contra prefeito
    O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma ação civil pública contra o prefeito do município de Madalena, Zarlul Kalil Filho; o secretário da Educação, Galileu Viana Chagas Filho; e a secretária da Saúde, Antônia Solange dos Santos Viana, por improbidade administrativa. O documento foi assinado pelo promotor de Justiça Gustavo Pereira Jansen de Mello.
    Denúncias apontam que os secretários da Saúde e da Educação de Madalena, município localizado a cerca de 180 quilômetros de Fortaleza, estão desde o início de 2013, sob autorização expressa do prefeito, efetuando contratações temporárias para cargos e funções públicas nas suas pastas de modo absolutamente arbitrário. Os prestadores de serviços temporários não possuem contrato escrito, inclusão em folha de pagamento ou lei de autorização. Essas contratações violam os princípios da Administração Pública e caracterizam nítida preterição dos aprovados no concurso público realizado pelo Município em 2012, ainda em pleno vigor.
    Penas
    O Ministério Público pede à Justiça que determine a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; a perda dos cargos públicos exercidos; o pagamento por cada um de multa civil de até 100 vezes o valor das remunerações percebidas; e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais/creditícios pelo prazo de três anos.
    O promotor de Justiça explica que só o fato das contratações terem sido realizadas com violação ao concurso público vigente, em nítida preterição dos aprovados no certame, já seria suficiente para caracterizar as condutas dos réus como atos de improbidade administrativa. “Entretanto, os demandados foram além, instituindo na Administração Pública de Madalena um método de gestão de recursos humanos sem a mínima transparência, mediante a contratação verbal de funcionários, sem qualquer vínculo formal com o município”.
    Outra ação
    Vale destacar que já tramita na Comarca de Madalena outra ação civil pública ajuizada pelo MP na qual foi deferida liminar determinando a nulidade dos contratos temporários, a nomeação dos candidatos aprovados no concurso até o número de vagas e a proibição ao Município de Madalena de efetuar novas contratações temporárias.

    Deputado reage à ação do MPF e PF no Ceará


    Deputado diz que ação da PF “não calará” o PMDB
    “A ditadura não calou o PMDB e não será uma ação como essa que calará o partido. Continuaremos conversando com a população”. Foi assim que o deputado federal Danilo Forte (PMDB) reagiu à ação da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral (MPE), em cumprimento à ordem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará.
    Ontem, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal e na sede do PMDB cearense. A investigação apura campanha antecipada e suposto uso da máquina do Legislativo municipal em prol da candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB). Na mesma decisão, a Justiça Eleitoral suspendeu a realização de encontros do partido pelo interior do Estado.
    Segundo ressaltou Danilo Forte, a ação tem resquício do autoritarismo vivenciado pelo País nos tempos da ditadura, onde não se tinha absorção clara do que o Brasil vivenciava. Para ele, é uma clara marginalização da política, pois, conforme ressaltou, o debate e a prestação de conta torna o processo político mais transparente, explicando que o partido tem buscado ouvir a população, inclusive em ano eleitoral. “Iremos buscar fortalecer os espaços populares”, salientou, acrescentando que a ação judicial pegou os peemedebistas de surpresa.
    Questionado se poderia ter sido um ataque da oposição, o parlamentar disse: “Pode acontecer. O mundo da política mostra-se de forma cruel e sangrenta. Primeiro, porque não tem fim. Segundo, a política é perversa e muita gente não faz política pela arte do debate, mas a luta pelo Poder”.

    Sem Brígido...


    TJ do Ceará empossa dois novos desembargadores
    O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, ontem, os juízes José Tarcílio Souza da Silva e Tereze Neumann Duarte Chaves no cargo de desembargador. Familiares, amigos e autoridades participaram da solenidade, presidida pelo vice-presidente da Corte de Justiça estadual, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, no exercício da Presidência. Representando o Tribunal, o desembargador Mário Parente Teófilo Neto deu as boas-vindas e destacou o perfil profissional dos novos integrantes. “Possuem larga e exitosa experiência no ofício da judicatura já tendo dedicado mais de vinte anos de suas vidas ao difícil mister de distribuição da Justiça”. Disse que a expectativa creditada neles é grande, esperando-se que venham “a somar com o labor diário, incansável, e corajoso em prol da Justiça”.
    Os desembargadores proferiram discursos de agradecimento. José Tarcílio registrou o reconhecimento ao “esforço e seriedade do Tribunal de Justiça, por seu digno presidente, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, em enfrentar com destemor as dificuldades exercidas pelo poder”. Reafirmou o compromisso de zelar pelo Poder Judiciário, com a mesma dedicação e lealdade dos demais desembargadores. Tereze Neumann ressaltou que, como desembargadora, tem o privilégio de “receber um considerável patrimônio, intelectual e histórico, construído por sucessivas gerações [Tribunal de Justiça]”. No discurso, a magistrada também renovou o compromisso de prover justiça, exercendo as suas responsabilidades públicas como um efetivo serviço à sociedade. O vice-presidente do TJCE destacou a alegria que a Corte de Justiça estadual está experimentando com a chegada dos novos desembargadores. “São duas aquisições belíssimas que o Tribunal fez, por isso a Justiça cearense está em festa”, afirmou.
    Novos membros
    Os novos membros da Justiça de 2º Grau foram escolhidos, no último dia 9, por meio de votação nominal, aberta e fundamentada, em obediência às prescrições constitucionais e legais. José Tarcílio, titular da Vara da Justiça Militar da Capital, concorreu ao cargo pelo critério de merecimento, com outros 20 juízes. Ele ocupará vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Francisco Auricélio Pontes, ocorrida em 16 de janeiro deste ano. Tereze Neumann, titular da 1ª Vara de Recuperação de Empresas e Falência de Fortaleza, ascendeu ao cargo por aclamação, pelo critério de antiguidade, na vaga que surgiu com a aposentadoria do desembargador Francisco José Martins Câmara, em 19 de fevereiro de 2014. Ela já atuava como desembargadora por convocação do Órgão Especial do TJCE.

    Penso eu - O desembargador presidente, Luiz Gerardo Pontes Brígido, está convalescente de uma cirurgia realizada na 4a feira passada.

    Ou a Polícia reage com "seriedade" ou...vai levar dedada


    Mais de um milhão de pessoas prejudicadas
    Dia de caos, protestos e comoção na capital cearense. Após o assassinato do motorista de ônibus, Francisco Erivaldo Matias Marinho, 55 anos, esfaqueado na noite de quarta-feira (28), cerca de mil funcionários do transporte público de Fortaleza paralisaram suas atividades em protesto por falta de segurança nos coletivos. Os sete terminais amanheceram fechados. No Siqueira, população se revoltou contra assaltante. Além do congestionamento provocado no trânsito, muitas pessoas não conseguiram ou tiveram problemas para ir e vir do trabalho.
    Na avaliação do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Humberto Silva Pereira, o número de usuários que usa os transportes coletivos diariamente é de um milhão e cinquenta pessoas. “No entanto, praticamente toda a cidade foi afetada pela paralisação, tanto quem usa os coletivos como quem utiliza os transportes individuais”, comentou Pereira.
    INSEGURANÇA
    Em menos de 15 dias, um motorista e três trocadores foram vítimas de crimes dentro dos coletivos. O motorista da linha Parque Santa Maria/ Siqueira, Francisco Erivaldo, mais conhecido como Matias, foi esfaqueado e faleceu após tentativa de assalto na Avenida Osório de Paiva. O cobrador Francisco Valderir Carneiro também foi atingido com dois golpes nas costas e um no braço e segue internado no Instituto José Frota (IJF), sob o risco de ficar paraplégico.
    Um motorista, não identificado, amigo do colega falecido, conta que os casos de assaltos são cada vez mais frequentes. Segundo ele, o medo tem prejudicado a realização do seu trabalho e, há alguns dias, foi ameaçado. “A gente convive com esse medo e não pode trabalhar seguro”, relatou.
    De acordo com informações do Sindiônibus, somente de janeiro a março deste ano, já foram contabilizados 581 assaltos a ônibus em Fortaleza.
    80% DA FROTA PARALISADA
    De acordo com informações do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro), Sérgio Barbosa, aproximadamente 80% da frota de ônibus da Capital ficou parada. Motoristas e cobradores da Região Metropolitana, Caucaia e Maracanaú também aderiram à parada por precaução contra represálias.
    “Fizemos uma assembleia e votamos que, toda vez que acontecer um ataque a ônibus, a gente vai paralisar a linha e, talvez, todas as linhas. Hoje foi um dia de protesto em pesar ao trabalhador. Nós queremos mais segurança, queremos providências enérgicas. Vamos todos para as garagens e só sairemos quando o último trabalhador sair. A partir de meia-noite, voltamos a circular normalmente”, ressaltou.
    CAOS PARA A POPULAÇÃO
    Com os sete terminais fechados e as vias interditadas pelos ônibus estacionados, o trânsito ficou complicado para quem trafegava no entorno dos equipamentos. As paradas ficaram lotadas e as vans foram a alternativa. No Terminal da Lagoa, a Cavalaria da Polícia Militar controlou o movimento durante a manhã. Já no do Siqueira, os ânimos foram mais exaltados em virtude de um assalto dentro do estabelecimento. Houve confusão e tumulto após dois assaltantes roubarem o celular de uma mulher. A população, indignada, reagiu e espancou o assaltante. Na Messejana, dez ônibus foram depredados e quatro pessoas detidas. No início da noite de ontem (29), a situação era tranquila nos terminais.
    MAIS PROTESTOS
    Em virtude à comoção dos trabalhadores de coletivos, outras classes aderiram ao protesto. Entre elas, o Sindicato dos Vigilantes, Sindiodonto, Construção Civil e Sindijustiça, que interditaram a frente da Rodoviária Engenheiro São Tomé, de 9h às 10h. Conforme informações de Luciano Fernandes, diretor de comunicação do Sindicato dos Vigilantes, as paralisações serão constantes até que se consiga um objetivo em comum. “Primeiro, estamos dando atenção à questão da segurança nos transportes e aos trabalhadores rodoviários em campanha salarial. Todos os trabalhadores vêm sofrendo com essa questão da violência e já chegamos ao limite de ficar parados”, enfatizou.
    REUNIÃO
    O presidente do sindicato patronal, Dimas Humberto Silva Pereira, participou de reunião no início da tarde de ontem, juntamente com representantes do Sintro e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Servilho Paiva. Segundo Pereira, na reunião, foi criado um grupo de trabalho para intensificar a inteligência do grupo que já existe para tratar da situação de insegurança nos coletivos, sobretudo, nas áreas identificadas como mais violentas.
    MENOR APREENDIDO
    No início da tarde de ontem (29), um jovem de treze anos de idade, suspeito de praticar o crime que vitimou o motorista e lesionou o cobrador, foi apreendido no bairro Bom Sucesso e encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). De acordo com informações do delegado Rudson Rocha, titular do 32º Distrito Policial, no Bom Jardim, ainda existem mais dois suspeitos.
    “Já temos a confirmação da participação de mais duas pessoas no crime, um maior de idade e outro menor, mas ainda não podemos oferecer mais detalhes para não atrapalhar a investigação. Ambos são moradores de rua, o que dificulta o trabalho de captura. Mas estamos com nossas equipes empenhadas no sentido de prendê-los”, declarou.
    SECRETÁRIO DE SEGURANÇA  AMENIZA A SITUAÇÃO
    Sobre a insegurança nos transportes coletivos, Servilho Paiva amenizou a situação, afirmando que já vem definindo as rotas mais perigosas.  O secretário pontuou, ainda, que os ataques aos motoristas e cobradores são fatos mais recentes. “A gente vem trabalhando essa questão da segurança dos coletivos há muito tempo e definindo as rotas mais conflituosas. Esse caso (do motorista assassinado) foi um ponto alto, mas agressões a motoristas e cobradores são mais recentes; e a gente tem feito o dever de casa no sentido de prender, se não, ter tempo para prevenir”.
    Para o secretário, é preciso mais tempo para reverter o quadro de insegurança. Na análise de Paiva, o Estado amarga um passivo significativo, necessitando desenvolver ainda mais o trabalho para colher os resultados.  “Essas coisas não acontecem como um passe de mágica. Hoje, está bom e, amanhã, está ruim ou vice-versa. Isso faz parte de uma construção, porque temos uma história, um passivo que precisa ser resolvido. Estamos resolvendo isso em termos de estrutura, de pessoal, de equipamentos, enfim. Toda uma lógica aliada ao trabalho que tem que trazer celeridade aos julgamentos. O papel da polícia vem sendo feito e desenvolvidos os trabalhos que são necessários para se obter resultados mais rápidos”, argumentou.
    ANATÁLIA BATISTA E
    JÉSSICA FORTES
    Da Redação

    Capa do jornal O Estado(CE)


    Coluna do blog



    Cabeça de juiz e... ce sabe
    Leio interessado tudo o que diz Luiz Gerardo de Pontes Brígido. É palavra sincera. Muitas vezes uma sinceridade marcante de tal forma que parece cortante. E não duvide que essa forma de dizer as coisas não tem nada de premeditado pra parecer isso ou aquilo; é dele. Brígido não banca pose no fundo do carro oficial de desembargador nem bota paletó e gravata às sextas feiras. É hábito desde priscas eras. Numa conversa com jornalista, dia desses, fez dois desabafos; num deles que, se soubesse que a presidência do Tribunal de Justiça dava o trabalho que dá, tinha aceito, não. A segunda, essa foi de uma contundência sem par, e textualmente é: “Você colocar um Juiz vagabundo pra fora é a coisa mais difícil do mundo. Servidor público, também”. Comandante de um processo que foi bater no CNJ, catando denúncias de desembargador vendendo sentença no TJ e até avocando pra si processos que cairiam num plantão de fim de semana, Gerardo Brigido sabe das coisas e procura resolve-las. Não foge de problema, mas abomina saber que juiz (a) mora em Fortaleza e inventa que dá plantão em comarca do interior na beira da praia. Ele sabe que tem juiz que senta sobre processos e não sai nem a cacete. Desses ele cobra e anota num caderninho pras histórias que um dia poderá contar com cpf e celular. O desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, que foi governador por dez dias e não pisou em Palácio pra não deixar de ser “juiz” é neto de João Brígido, o grande jornalista. Então, não duvidem dele; não deixem que o juiz saiba hoje o que o jornalista-neto poderá contar amanhã.

    A frase: Até na África deu certo! Mais aqui só pensão na conta bancária !!!” Não sei bem onde, porque leio até o Almanaque Capivarol, mas vi isso aí numa fianga social. Tem razão quem protestou contra sua ignorância e analfabetismo.





     O bedéu de Cid Gomes (Nota da foto)
    O Tribunal de Contas do Estado do Ceará vai realizar na próxima segunda-feira (2/6), às 14 horas, Sessão Extraordinária para a apreciação das contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado, Cid Gomes. O relator responsável pela análise das contas referentes ao exercício de 2013 é o conselheiro Edilberto Pontes, vice-presidente do TCE-CE.




     Senhora de Fátima
    Está quase pronta a estátua gigante de Nossa Senhora de Fátima erguida depois de anos de trabalho e muitas incursões pela Justiça do Ceará

    Maior de todas
    No Brasil, o monumento chega a ser maior que a estátua do Cristo Redentor (38 metros), no Rio de Janeiro, e no Ceará, a do Padre Cícero (27 metros).

    Pobre abençoado
    O projeto é considerado ousado, e fica numa área alta da cidade, no bairro Barro Branco, uma das áreas periféricas mais carentes do município do Crato.

    Pai da ideia
    O deputado estadual Ely Aguiar é o criador da idéia. Lutou por ele. É devoto de Nossa Senhora de Fátima. No Crato, no antigo aeroporto há uma outra alvo de romarias.

    Papo cabeça
    Totalmente descontraído, comendo pipoca, no meio do povão, Ciro Gomes encantou caririense de todos os pesos em sua última passagem por lá.

    Falou de tudo
    Cercado de jornalistas e radialistas da região, Ciro foi pouco pras perguntas que eram dispardas depois de cada resposta à anterior.

    Queridinho
    Roberto Bulhões, o querido colaborador destas mal traçadas linhas arriscou um tico botando o humilde autor no meio do leriado...

    O candidato
    O Macário, disse Bulhões a Ciro, diz que pode ser o Domingos Filho ou o Zezinho. E Ciro: - Se for por bem querer e carinho o nosso candidato será o Zezinho.

    Finlandia
    Agenor Neto dá um tempo na corrida pela volta à Assembleia e vai ali à Finlândia deixar uma filha pra fazer intercambio. Viagem pra amanhã.

    FHC por FHC
    “Eu disse para os homens de imaginação, para o Nizan Guanaes: olha, a imaginação do povo é igual à estrutura do mito do Lévi-Strauss: ou seja, é binária: existem o bem e o mal. Eu fui eleito Presidente da Republica, porque fiz o bem, no caso, o real. Chega uma hora em que a força dele acaba. O que vamos oferecer no lugar ? Ninguém soube me dar essa resposta. Eu também não soube encontrá-la.”