Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade termina nesta sexta

Com as oficinas “Biodança”, “Dança Circular”, “Comunicação não Violenta”, “Mediação de Conflitos” e “Vivendo Valores”, além da apresentação de trabalhos acadêmicos, termina nesta sexta-feira (5) o Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. O evento, aberto no último dia 3, ocorre no auditório Valnir Chagas, da Faced (Rua Waldery Uchoa, 1 – Benfica), numa promoção do Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, coordenado pela Profª Kelma Matos, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Este ano, o Seminário contou com a participação, na abertura, do educador português José Pacheco, criador da inovadora Escola da Ponte. Implantada em Portugal na década de 1970, é "baseada em três grandes valores: liberdade, responsabilidade e solidariedade". Tem entre suas características ser "escola sem série", em que os "alunos definem as áreas de interesse" e a partir daí desenvolvem "projetos de pesquisa em grupo ou individuais". Nela, o professor "não é responsável por uma disciplina ou turma específica" e são os próprios alunos que "criam as regras de convivência". Atualmente, José Pacheco acompanha experiência semelhante em Cotia, no Estado de São Paulo.

Como nos anos anteriores, a Agência da Boa Notícia foi convidada para o Seminário. O jornalista e professor Francisco Souto Paulino, presidente da entidade, participou de mesa redonda na manhã dessa quinta-feira (4), sobre o tema “Relações Humanas, Saúde e Cultura de Paz”. A mesa, mediada pela Profª Cláudia Pierre, contou com as participações das professoras Tânia Viana e Socorro Sousa. Integrante da turma que implantou a unidade cearense da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), o Prof. Souto falou sobre “A arte de viver a vida”, tema inspirado no livro considerado a obra prima do fundador da Unipaz, Pierre Weil (1924 — 2008).

Ainda nessa quinta-feira, o público do Seminário pode saber mais sobre “Meditação para a Paz”, com a Profª Lúcia Rejane Barontini (UFC), vice-diretora do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) e coordenadora local da organização internacional Arte de Viver, voltada para a Cultura de Paz. Houve também o lançamento do livro “Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade”, organizado pela Profª Kelma Matos.

O Seminário tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a promoção da paz no cotidiano e sua sistematização, através de práticas voltadas para as áreas da educação e da saúde. Na avaliação da doutoranda em Educação Elizângela Lima, da comissão organizadora do evento, o balanço desta edição é  bem positivo. Cerca de 500 pessoas se inscreveram e ela destaca a massiva presença de professores da rede pública tanto da capital como do interior. Salienta também a participação de pesquisadores do Ceará e de outros estados, que inscreveram trabalhos acadêmicos enriquecendo as reflexões sobre o tema do encontro.

PROGRAMAÇÃO FINAL

Sexta-feira – 05/12


8h às 12 – oficinas
  • Biodança – Profª Fabíola Ximenes
  • Dança Circular – Educadora Lucineide Nobre
  • Comunicação não Violenta – Profª Cláudia Pierre
  • Mediação de Conflitos – Profª Ana Cláudia
  • Vivendo Valores – Prof. Paulo Barros e Profª Joyce Maia
14h - apresentação de trabalhos acadêmicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário