Que nem São Tomé, sou vou vendo


Cid Gomes teria aceitado convite para Educação
O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), teria aceito o convite da presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir o Ministério da Educação em seu segundo governo. A informação foi publicada em jornais de Minas e de Brasília e, rapidamente, ganhou os bastidores aqui no Ceará. Cid esteve na última terça-feira (16) em Brasília, reunido com a presidente. O teor da conversa, segundo se especula, foi justamente a ida do governador para a Esplanada dos Ministérios.  
 Apesar da assessoria do governador e da Presidência da Republica não confirmarem a informação, jornais que cobrem os bastidores da política em Brasília garantem que Cid já, inclusive, teria desistido de assumir um posto de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.
 As especulações em torno da ida do governador para o Ministério da Educação ocorrem desde o inicio de novembro, no entanto, Cid Gomes, por várias vezes, negou que tenha havido um convite e continuou insistindo em sua ida para os Estados Unidos. Apesar da não confirmação de um convite por parte do governador, no último dia 3 de dezembro a imprensa nacional divulgou que Cid havia recusado o Ministério da Educação, causando um “desconforto” para o governo Dilma.
 A ida de Cid para a Educação seria um desejo antigo de Dilma, devido a seu desempenho na área durante sua gestão no Ceará. Foi em seu governo que surgiu o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que espelhou uma ação federal na área, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), lançado há dois anos pela presidente Dilma.

INTEGRAÇÃO NACIONAL
 Cid, assumindo o Ministério da Educação, pode estar abrindo a porta para que o senador Eunício Oliveira (PMDB) assuma o Ministério da Integração Nacional. Já que, atualmente, a Integração tem como titular Francisco Teixeira, nome indicado por Cid. Com o governador na Educação, Dilma pode acabar cedendo a pasta da Integração ao PMDB, para a qual o nome do senador teria sido cotado.
 Na última sexta-feira (12), circulou, na imprensa nacional, que Cid teria recusado o Ministério da Educação para evitar que Eunício, seu maior adversário político no Ceará, torne-se titular da Integração Nacional. Segundo o relato, tanto Cid quanto seu irmão, Ciro Gomes (Pros), estariam tentando acumular as duas pastas, mas estariam dispostos a abrir mão do Ministério da Educação para evitar que Eunício ficasse na Integração.
 Cid negou o boato através de sua página do Facebook, onde limitou-se a compartilhar a notícia e, em outro post, escreveu “ô, mentira”.
 Especulou-se também que o PMDB teria vetado a presença de Ciro Gomes no Ministério da Integração Nacional. O nome de Ciro passou a ser cogitado diante a insistência de Cid em passar temporada nos Estados Unidos. Entretanto, segundo a imprensa que cobre Brasília, com o veto a Ciro, Cid passou a cogitar a possibilidade de compor a equipe de ministros, mas não na Educação e sim na Integração.

BASTIDORES
 As movimentações durante o dia de ontem em Brasília levantam a possibilidade de que Cid realmente possa ter aceitado o ministério. Líderes de partidos e do governo estiveram em reuniões e seus respectivos assessores não “souberam” explicar as pautas dos “encontros”.
 A única certeza que se tem, até o momento, é que enquanto Dilma não divulgar os nomes de seu ministério para o próximo governo, o cenário vai seguir aberto para toda sorte de especulação.

COmo venho dizendo, é especulação em demasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário